Dicas de como consultar o PIS

Publicidade

Como consultar o PIS – Todo trabalhador registrado assinada tem direito ao benefício PIS. No geral o PIS trata-se de contribuições sociais recolhidas pelas empresas as quais transformar-se-ão em alguns benefícios.

Qualquer trabalhador do setor privado terá direito ao benefício. Paga-se o “PIS” anualmente de acordo com o calendário estabelecido pelo CODEFAT aos trabalhadores que estiverem de acordo com os requisitos previstos em lei

Publicidade

Ademais, PIS é um benefício para funcionários do setor privado. A Caixa econômica federal responsabiliza-se pela operação do benefício repassado anualmente aos trabalhadores

Enfim, é muito importante estar atento ao calendário do PIS 2023. Por meio desse calendário repassa-se o benefício de ano em ano a todos os beneficiários.

Como consultar o PIS
Imagem Canva Pro – Google

Como realizar consultas e saque do PIS

Tecnicamente o PIS chama-se de programa de integração social. Trata-se de um tipo de contribuição tributária aos trabalhadores do setor privado.

Como já informado o PIS a Caixa econômica federal administra o PIS. Para poder consultar a respeito do PIS o cidadão deverá se enquadrar nos requisitos disposto na legislação trabalhista referente ao benefício.

Depois de ter observado os requisitos necessários é possível realizar uma consulta. Logo depois conforme o calendário do PIS o trabalhador qualificado poderá efetuar o saque do seu benefício conforme data de pagamento.

Publicidade

O saque do PIS poderá ser feito na Caixa Econômica . O mesmo poderá efetuar-se em caixas eletrônicos e em caso de dúvida basta pedir informação no setor de atendimento.

Quem poderá receber o benefício

A inscrição no PIS realiza-se de forma automática para todos os trabalhadores que tem carteira assinada. Essa contribuição é realizada pela Caixa econômica federal para todos os trabalhadores do regime celetista.

O direito ao PIS está condicionado ao cadastro no sistema pelo prazo mínimo de cinco anos. Outra condição é o trabalhador ter recebido pagamentos mensais de no máximo de R$ 2.320  durante o período.

Ademais, é necessário o exercício de atividade remunerada nesse último prazo de 30 dias. Outra exigência é a relação anual de informação social tem informado os dados do cidadão conforme legislação

De ano em ano é feito a distribuição de parte desse fundo aos trabalhadores pelo governo. Essa distribuição faz-se em forma de abono salarial. Quem tiver direito aos saques do PIS deverá seguir os requisitos exigidos em lei.

Publicidade

Como consultar o número do seu PIS

A inscrição no PIS realiza-se de forma automática para todos os trabalhadores que tem carteira assinada. Essa contribuição realiza-se pela Caixa econômica federal para todos os trabalhadores do regime Clt.

O direito ao PIS está condicionado ao cadastro no sistema pelo prazo mínimo de cinco anos. Outra condição é o trabalhador ter recebido rendimentos mensais de no máximo dois R$ 2.640,00 durante o período.

Ademais, necessita-se do exercício de atividade remunerada nesse último prazo de 30 dias. Outra exigência é a relação anual de informação social ter informado os dados do cidadão conforme legislação.

Anualmente faz-se a distribuição de parte desse fundo aos trabalhadores pelo governo. Essa distribuição é dada em forma de abono salarial a todos os trabalhadores que tem direito aos saques do abono PIS.

O calendário está sujeito a mudanças

O calendário sempre será o principal parâmetro para o pagamento do meu PIS. Para confirmar as datas do calendário basta acessar o portal da caixa econômica federal.

Ademais, a consulta também poderá realizar-se em alguns aplicativos tais com: carteira de trabalho digital, caixa tem, FGTS e outros

Caso não seja possível, a realização das consultas nos canais citados acima, existem outras opções. Uma dessas opções são os canais do ministério do trabalho previdência, portal gov.br e o telefone 158

Tendo em vista a contribuição prestada pelo servidor no ano 2021 os próximos pagamentos do PIS ocorreram aos trabalhadores nascidos em julho e agosto os quais estão previstos para o dia 15 de maio.

como consultar o PIS – Pela Internet

Para realizar a consulta ao PIS existem várias opções. Uma dessas opções e a mais rápida é através da internet,  para isso basta acessar o portal “acesso seguro” da Caixa econômica federal

Depois de acessar o portal, basta fazer o preenchimento do cadastro que tornar-se-á dispoível. Para isso necessita-se inserir alguns dados como CPF, e-mail, e número do PIS

Para os que ainda não possuem cadastro é necessário realizar o cadastramento. Nesse caso é necessário após inserir o número do CPF, clicar na opção cadastrar e em seguida seguir o passo a passo

Enfim, depois de realizar o cadastro todas as informações referentes à situação do seu PIS apresentar-se-ão dentro do portal.

Publicidade