Como criar um canal no youTube da forma certa

Publicidade

Como criar um canal no youTube? Essa pode ser uma das perguntas mais vistas hoje em dia. São milhares de pessoas buscando meios de se tornarem Youtubers reconhecidos na plataforma.

A maioria dessas pessoas buscam uma forma de se distrair, porém outros estão em busca de fama e reconhecimento.

Publicidade

Como criar um canal no youTube? Essa pode ser uma das perguntas mais vistas hoje em dia. São milhares de pessoas buscando meios de se tornarem Youtubers reconhecidos na plataforma.

A maioria dessas pessoas buscam uma forma de se distrair, porém outros estão em busca de fama e reconhecimento.

As inúmeras oportunidades oferecidas pelo Youtube

Como criar um canal no youTube
Imagem Pexels – Google

Desde seu lançamento, o Youtube tem proporcionado a milhares de criadores de conteúdo, oportunidades únicas de poderem adquirir uma estabilidade financeira através da monetização de conteúdo.

Ademais, ou seja, não apenas a oportunidade de obter fama, trabalho ou distração, mas também, ao iniciar um canal no youtube há também a possibilidade de estar divulgando uma marca, uma empresa produtos ou serviços.

Para isso é preciso alguns conhecimentos mínimos de edição de vídeo e técnicas de filmagens que podem ser feitas até mesmo com um celular.

Publicidade

Saber como criar um canal no Youtube é algo bem simples, porém existem alguns detalhes que poderão ajudar para que seu canal alcance o público certo e cresça com o tempo.

Antes de mais nada vamos à escolha do Nicho

Para criar um canal no yoputube e ter a chance de ver esse canal crescer, é necessário tomar alguns cuidados e começar da forma certa. E um desses detalhes é a escolha do seu nicho.

Ou seja, sobre o que o seu canal vai falar? Para quem ou para qual público você irá criar conteúdo? Muitas pessoas iniciam um canal no youtube sem fazer esse planejamento e acabam se frustrando.

O seu público precisa ser definido para que a plataforma saiba para quem irá distribuir o seu conteúdo e assim as pessoas passaram a te seguir.

No entanto, esse não deve ser uma trava para que se inicie um canal no youtube. Existem diversos nichos os quais poderão se tornar o foco de um canal.

Publicidade

Algumas ideias de nichos

Desde culinária, receitas, humor, marketing digital, pet, viagens e muito mais. Fora esses citados existem vários subnichos fáceis de serem abordados.

A maneira mais fácil de tomar a decisão sobre o que falar quando criar um canal no youtube é iniciar fazendo aquilo que você gosta.

Usar uma habilidade que poderá ser até mesmo um hobby o qual você tem uma paixão em estar fazendo. Além de ter muita facilidade em produzir será algo que você fará com prazer

Muitos canais iniciaram no youtube sem um nicho bem definido. Porém, em uma época em que a concorrência ainda praticamente nem existia na plataforma.

Canais para quem resolve iniciar sem aparecer

Uma das maiores dificuldades que muitos encontram ao se iniciar um canal no youtube é o fato de terem que aparecer nas filmagens.

Isso inibe a maioria das pessoas que acabam travando na hora de iniciarem seus canais na plataforma. Porém esse não deve ser um problema ou o ponto final para um sonho.

Além do mais, existem outras opções de conteúdo como vídeos animados ou até mesmo vídeos slides facilmente criados com a ajuda de ferramentas encontradas de forma gratuita na internet.

Muitos canais gigantes iniciaram com a criação de conteúdo sem aparecer e com o tempo foram migrando. Essa é uma estratégia muito utilizada até hoje.

Soluções para quem não quer aparecer

Para aqueles que decidiram iniciar um canal no youtube sem aparecer, existem alguns recursos disponíveis na internet que poderão auxiliar na criação de conteúdos.

Tais recursos como banco de imagens e vídeos que poderão ser utilizados. Esses bancos de imagens estão disponíveis de forma gratuita e também na opção paga.

Também há a possibilidade de criação de conteúdo animado com a criação gráfica. Para isso também existem vários sites que disponibilizam ferramentas incríveis para a criação desse tipo de conteúdo.

Como exemplo temos o site Nespol, nele existem infinitas possibilidades para a criação de conteúdo. Também pode ser citado o site Pexels como plataforma de apoio.

Canais de autoridade para aqueles que resolvem aparecer

Agora chegou a vez da criação do conteúdo para aquelas pessoas mais desinibidas. Para quem vai iniciar um canal no youtube, essa pode ser a parte mais difícil pois muitos.

Isso por que muitos não têm muita facilidade em aparecer diante de câmeras. Porém esse problema tende a desaparecer em poucos dias pois é algo que se acostuma ao iniciar.

Além do mais, por incrível que pareça, essa é a forma mais fácil de se iniciar um canal no youtube pois facilita muito na parte da produção.

Isso por que na hora da edição, por não haver a necessidade de muitos insertes acaba ajudando na economia de tempo de edição. Então esse é, além de outros, um ponto positivo.

Outros pontos positivos

Outro ponto positivo para quem resolve adotar esse formato é a questão da autoridade. Os canais nos quais o apresentador aparece tendem a adquirir mais autoridade diante da plataforma.

E isso acaba influenciando também na taxa de retenção e engajamento do público. As pessoas depositam mais confiança em canais com uma pessoa interagindo.

Outro ponto importante é que na hora de monetizar o canal, o fato de ter um rosto ajudará na métricas relacionadas á monetização do canal.

As empresas anunciantes tendem a querer seus anúncios aparecendo em canais autoridades com mais frequência do que em canais chamados Darck ou seja, canais que não têm um rosto.

Criação do Conteúdo e materiais necessários

Outra parte muito importante para a criação de um canal no Youtube é a criação de conteúdo. E para isso deve-se ter uma atenção especial pois a cada dia os produtores estão produzindo excelentes conteúdos.

Diante desse cenário, quem vai iniciar deve estar preparado para a concorrência. Não que isso venha ser um obstáculo, mas sim um desafio.

Para produzir um bom conteúdo existem várias opções de ferramentas como câmeras filmadoras que entreguem uma boa definição de imagem .

Por exemplo as DSRL profissionais ou semiprofissionais ou até mesmo um bom celular que entregue uma boa qualidade de imagem.

A iluminação

Além disso, outro detalhe importante é questão da iluminação. Para uma boa qualidade de imagem é necessária uma boa iluminação.

Para isso existem várias opções de equipamentos como refletores como painéis de led, soft Box ou até mesmo a luz natural pode ajudar muito na hora de iluminar o seu ambiente de filmagem.

Por fim, é importante também se atentar ao áudio. Um bom vídeo deve ter uma excelente qualidade de som. Algo desagradável e que não ajuda na retenção e engajamento do público é um vídeo com um péssimo áudio.

Então o tratamento para e cuidado na hora da captura do som pode ser um fator crucial.

Publicidade