Aplicativo FGTS – Veja como funciona e saiba como baixar

Publicidade

Aplicativo FGTS, esse aplicativo tem sido muito útil a muitos cidadãos desde seu lançamento. Com ele é possível consultar saldos, ver extratos e ficar bem informado sobre o benefício FGTS.

Muitos trabalhadores por motivos particulares ou alguma eventualidade perdem seus empregos. Porém a grande maioria tem direito a um dos maiores auxílios já conquistados na história do Brasil, o FGTS.

Publicidade

Para ter direito ao FGTS basta estar trabalhando mediante contrato formal de acordo com as legislações vigentes. Válido também para trabalhos domésticos, rurais, intermitentes e outras categorias.

Para facilitar a vida do cidadão, a Caixa Econômica Federal, criou o Aplicativo FGTS o qual possibilita a realização do saque do FGTS em todas as suas modalidades. Para isso basta seguir o passo a passo no aplicativo.

O Aplicativo FGTS oferece os seguintes serviços

Aplicativo FGTS
Imagem Canva Pro – Google

Depois de baixar o App FGTS, o cidadão poderá acessar todos os serviços relacionados ao benefício. O aplicativo está disponível em lojas de aplicativos em versões para androide e IOS.

Com ele o usuário poderá fazer a realização de saques de valores referentes a liberação por rescisão de contratos de trabalho ou os saques imediatos.

Fazendo upload dos documentos necessários o cidadão poderá realizar saques de outras modalidades. Esses documentos exigir-se-ão de acordo com a modalidade escolhida pelo usuário.

Publicidade

O Aplicativo FGTS também possibilita ao usuário o acompanhamento da solicitação de saque. Acompanhamento da própria conta FGTS sem precisar sair de casa e em qualquer hora do dia.

Falando agora do saque Emergencial do FGTS

Mediante medida provisória estabeleceu-se a modalidade do saque emergencial do FGTS. Essa iniciativa deu-se em razão de vários acontecimentos para ajudar melhorar a vida dos cidadãos.

Para ter direito ao saque emergencial do FGTS, o cidadão deve ter contas ativas ou inativas com valores até R$ 1.045,00. Com esse valor disponível na conta é possível a realização do saque.

Existe a possibilidade de haver uma confusão do benefício Saque emergencial com o Auxílio Emergencial. Porém, a grande diferença é que o Saque emergencial FGTS se condiciona a estar trabalhando sob contrato formal.

Para disponibilizar o Saque Emergencial criou-se um calendário baseado na data de nascimento do cidadão beneficiado. O saque realiza-se mediante conta poupança social digital a qual cria-se de forma automática pelo banco.

Publicidade

Veja como baixar e fazer a instalação do Aplicativo FGTS

Primeiramente, para baixar o Aplicativo do FGTS, o cidadão poderá encontra-lo em qualquer loja de aplicativos. Depois basta pesquisar pelo termo App FGTS e logo em seguida fazer o download.

Depois de baixado o App, o mesmo deverá ser instalado no aparelho. Para isso basta seguir o passo a passo. O importante nesse processo é estar atento à inserção dos dados pessoais para que não haja erros no cadastro.

Note que devem-se preencher dados como, CPF, Nome completo, Data de aniversário, E-mail e logo em seguida escolher uma senha a qual servirá para posteriores acessos ao Aplicativo.

A senha deverá seguir as regras exigidas pelo Aplicativo no memento do cadastro. Qualquer erro ou senhas em desacordo com o exigido não serão aceitas para dar continuidade ao cadastro.

Enfim, geralmente essas senhas são compostas de 6 dígitos. Há casos em que o sistema aconselha o uso de letras e números. Para uma maior segurança, o uso de caracteres especiais ajudará muito nesse objetivo.

Verificando a conclusão do cadastro

Assim como qualquer outro aplicativo, o App FGTS também exige a confirmação do cadastro. Esse procedimento serve para a confirmação de que quem está realizando o cadastro trata-se de um ser humano e não um robô.

Essa etapa é realizada da seguinte forma. Ela será iniciada depois de realizada a inserção de todos os dados e a criação da senha. Nessa fase, o cadastrado receberá uma mensagem de confirmação via E-mail cadastrado.

Dessa forma, para confirmar, basta fazer login no E-mail de cadastro e clicar no link recebido. Assim abrir-se-á uma opção na qual será possível confirmar o cadastro. Basta seguir o passo a passo.

Por fim, para fazer login no Aplicativo, basta abri-lo e informar o CPF e senha. O usuário estará logado no aplicativo e poderá dar prosseguimento a etapa final que será responder algumas perguntas, aceitar os termos e o cadastro estará concluído.

Algumas observações e vantagens

Com o Aplicativo FGTS 2023, o cidadão poderá fazer o acompanhamento da conta, esteja onde estive e em qualquer hora do dia.

Ademais, poderá acompanhar solicitações de saques, contribuir para a proteção do maio ambiente. De forma que estará evitando o uso de papeis.

Nos casos em que o trabalhador resolva realizar compras ou pagar boletos, existem alguns detalhes. Ele deverá aguardar que o dinheiro seja depositado em uma conta poupança. Isso ocorre entre junho e setembro.

Por fim, no caso de saques e transferências será seguido calendário específico. Esse calendário vai de julho a novembro seguindo a data de nascimento de cada cidadão. O Aplicativo FGTS além de muito útil é bem simples de se usar por ser bem intuitivo.

Publicidade

Tópicos