Dicas de como fazer uma feijoada para toda a família

Publicidade

Dicas de como fazer uma feijoada – Feijoada além de ser um delicioso e nutritivo prato, traz em sim uma tradição que se difundiu em todo o mundo. Poucas pessoas dizem não gostar de feijoada pois a grande maioria aprecia o delicioso prato.

Feijoada agrada desde as crianças até os mais velhos por tratar-se de um prato muitíssimo saboroso. Perfeito para os finais quando a família se reúne para aquele almoço especial.

Publicidade

Ademais,p reparar uma boa feijoada requer alguns conhecimentos de técnicas culinárias. Porém qualquer pessoa tem capacidade para realizar tal feito. Isso por que a internet encontra-se repleta de tutoriais.

Trouxemos hoje dicas e uma completa receita para quem quer se aventurar ou até mesmo para aqueles que já têm experiência na arte de cozinhar possa preparar uma deliciosa e completa feijoada para toda a família.

Dicas de como fazer uma feijoada – Primeiros passos

Dicas de como fazer uma feijoada
Imagem Canva Pro – Google

Para um bom preparo de uma feijoada necessita-se de alguns cuidados para que sai tudo certo. Um cuidado especial é hidratar o feijão por pelo menos 12 horas. Isso irá diminuir o tempo para o cozimento.

Em seguida vem a escolha dos temperos.  A escolha dos temperos deverá ser realizada com atenção. Um sabor sem igual a sua feijoada dependerá dessas escolhas. Temperos como folhas de louro, alecrim e outros.

Para aprimorar a feijoada jamais deverá faltar uma boa linguiça, uma costela e claro uma boa carne seca. Ingredientes como orelha de porco, pé e rabo também ajudaram a complementar uma boa feijoada.

Publicidade

Por fim, na hora de cozinhar, para que o cozimento seja igual para todos os ingredientes a melhor opção são as panelas de barro. Sem contar também que o prazo de cozimento é bem mais rápido.

Vamos ao preparo da feijoada

Vamos cuidar para que as carnes fiquem bem cozidas. Isso é válido também para o feijão. Lembrando que se a preferência é que o caldo engrosse, basta destampara a panela e deixar fervendo por 15 minutos.

No entanto, uma observação importante está na questão do sal. Ninguém gosta de uma feijoada exagerada no sal. Para evitar isso, basta adicionar duas ou três batatas descascadas á panela de cozimento.

Além dos ingredientes citados, muitos outros poderão ser experimentados. Muitas pessoas têm preferências particulares e adicioná-los ou não a feijoada fica ao critério de cada um.

Enfim, vale mais uma dica. Para servir uma feijoada especialmente saborosa, basta fazer todo o preparo no dia anterior. Com isso todos os sabores naturalmente serão apurados dando um toque pra lá de especial.

Publicidade

Vamos conhecer agora os ingredientes da feijoada

1 kg de feijão preto;

3 folhas de louro;

2 cebolas grandes;

6 dentes de alho;

1 maço de cebolinha verde;

1 laranja grande ou 2 menores;

150 g de linguiça calabresa;

100 g de costelinha de porco;

100 g de carne seca;

80 g de rabo de porco;

70 g de pé de porco;

70 g de orelha de porco;

50 g de lombo de porco;

40 mL de pinga;

pimenta do reino a gosto;

sal, caso necessário.

Dicas de como fazer uma feijoada – Modo de Preparo

Primeiramente vamos dessalgar as carnes. Para essa tarefa pode-se utilizar água gelada realizando várias trocas. O sal será retirado em um período aproximado de 24 horas.

Antes de cozinhar o feijão, primeiro deve-se cozinhar as carnes. Inicie pelas carnes mais duras e em seguida as mais macias. Após essas carnes prontas deixe reservadas e em seguidas cozinhe o feijão.

Vale lembrar que caso sinta que esse tipo de feijoada ficará muito pesada basta trocar alguns ingredientes. Por exemplo, você poderá utilizar apenas bacon, linguiça e carne seca.

Por fim, lembrando que essa receita servirá 20 pessoas. Caso o número de visitantes ou familiares ultrapasse esse número basta multiplicar a quantidade de ingredientes por 2,5 caso tenha 50 pessoas em sua lista e assim por diante

Publicidade