Dicas para cultivar uma horta em casa passo a passo

Publicidade

Dicas para cultivar uma horta – Hoje em o consumo de hortaliças se tornou uma necessidade e isso tem se tornado rotina na mesa de muitas famílias.

Porém, encontrar verduras e legumes saudáveis não tem sido uma tarefa muito fácil pois o uso de produtos não orgânicos tem sido em larga escala.

Publicidade

Por esse motivo, uma excelente opção é o cultivo de uma horta em casa. Além de gratificante, é possível consumir esses alimentos da forma mais orgânica possível.

Ainda mais para quem tem filhos pequenos, essa prática torna-se bem divertida ao ensinar aos pequeninos algo tão importante.

Outras vantagens de uma horta em casa

Dicas para cultivar uma horta
Imagem Canva Pro – Google

Ademais, ter a própria horta em casa ajudará na economia e tempo pois não haverá necessidade do deslocamento até o supermercado tão pouco dispor de um valor na aquisição desses itens.

Pensando nisso, trouxemos excelentes dicas de como iniciar uma horta em casa e técnicas essenciais para o cultivo de forma correta e os devidos cuidados.

Muitas pessoas ao pensar em ter uma horta em casa acabam desistindo logo nos primeiros passos. Porém com as orientações corretas, possuir uma horta em casa se torna uma tarefa agradável.

Publicidade

Com isso será possível desfrutar de sua própria horta e sempre ter disponível produtos de qualidade para o consumo.

Primeiro passo para o cultivo – A escolha do local

A princípio, o local seria o fator mais dificultoso para se iniciar o cultivo de uma horta em casa, porém, com as novas técnicas de plantio esse problema pode ser facilmente resolvido.

Isso por que existem técnicas que requerem espaços muito pequenos para se cultivar hortaliças em geral. Ideais para quem vai iniciar.

Até por que, muitas pessoas moram em apartamentos onde seria impossível cultivar uma horta do modo convencional. No entanto, até mesmo em pequenos apartamentos é possível ter uma linda e produtiva horta.

Publicidade

Mesmo para que tem animais de estimação como cães e gatos é possível ter sua pequena e produtiva horta em casa.

Detalhes sobre a questão dos animais domésticos

Apesar desses animais tenderem a fazer suas necessidades em locais que contenham terra, existem técnicas que ajudam a evitar que os animais de estimação estraguem sua horta.

O mais importante para o cultivo de uma horta e levar em conta que o local seja muito bem arejado, e receba a luz solar por pelo menos seis horas do dia.

Existem casas ou apartamentos que isso se torna meio dificultoso, porém sempre existe um pequeno espaço que sempre recebe o sol na maior parte do dia.

Ademais, mesmo não recebendo diretamente a luz solar, só pro estarem em local aberto e arejado a horta crescerá.

Dicas para cultivar uma horta – A preparação do solo.

Dando seguimento a nossa horta, um passo muito importante e indispensável é a preparação do solo e a confecção dos canteiros que irão acomodar o plantio.

Existem vários formatos de canteiros que podem ser adotados, porém o que vamos abordar é o formato em prateleiras pois é o que requer menos espaço.

O formato de canteiro em prateleiras é bem fácil de ser confeccionado, porém há a possibilidade de encomendar um pronto em qualquer marcenaria.

Um detalhe importante é que o custo não será muito elevado pois geralmente utiliza-se madeiras recicladas em sua confecção.

Opções de materiais

Caso opte por confeccionar o seu, é possível utilizar madeiras recicladas como pallet ou até mesmo madeiras descartadas de algum móvel descartado.

O importante é certificar-se de que essas madeiras não contenham nenhum tipo de produto conservante para não afetar suas plantas.

Por último, é preciso escolher uma terra de qualidade e para isso é possível adquirir em casas especializadas de lavouras. Pode-se também utilizar terra do próprio quintal caso exista em casa.

Basta tomar o cuidado de peneirar para a retirada das terras e sujidades. Em seguida é importante tratar a terra com adubo de preferência orgânico.

Dicas para cultivar uma horta – Escolha das plantas

Geralmente quando se resolve plantar uma horta em casa, uma excelente opção por ser mais fácil e de uso mais recorrente nas cozinhas.

São eles:os alfaces, cebolinhas, coentro, rúculas, tomates, hortelã e couves. Isso dependerá de cada caso e espaço disponível.

No caso das alfaces deve-se optar por canteiros maiores pois são plantas que requerem maiores espaços para seu desenvolvimento.

O ideal é sempre ter dois canteiros para as alfaces, assim é possível fazer um rodízio, ou seja, quando um canteiro estiver sendo consumido o outro estará em fase de crescimento para o consumo.

Dicas para cultivar uma horta – As cebolinhas

Já as cebolinhas são mais fáceis de serem cultivadas, pois apesar ter um desenvolvimento mais rápido, elas requerem pouco espaço.

As cebolinhas têm a vantagem de se renovarem, ou seja, não há a necessidade de estar replantando pois elas estão sempre renovando suas folhas depois de colhidas.

Os tomates dependendo da espécie são os que mais crescem na vertical. É necessário reservar um espaço no qual eles possam se desenvolve.

Essas plantas costumas alcançar a altura de um a dois metros. Sendo assim não é aconselhável cultivá-los embaixo de outros canteiros.  

Agora vamos aos cuidados com sua horta em casa

A princípio, ao cultivar uma horta em casa não há muito o que se preocupar com as ervas daninhas pois os motivos de não serem cultivadas diretamente no solo.

Essas ervas dificilmente aparecerão em seus canteiros. Porém, pode acontecer que na própria terra tenha restado alguma semente e surjam alguma.  

Atente-se aos animais domésticos, eles tendem a fazer suas necessidades em locais que contenham terra principalmente os gatos.

Procure cercar seus canteiros com telas finas ou mesmo madeiras para evitar o acesso dos animais aos seus canteiros.

Dicas para cultivar uma horta – A água é um ponto crucial

A água é vital para suas plantas e é importante saber regar suas hortaliças da forma correta.  A forma ideal de regar sua horta é observando a umidade do solo.

Faça sempre um teste, se observar que seus canteiros estão úmidos não é necessário regar todos os dias pois o excesso de umidade pode causar doenças e fungos em sua plantação.

Ademais é necessário utilizar bons adubos para um melhor crescimento de suas plantas. Evite usar fertilizantes químicos, dê preferência a opções orgânicas.

Existem algumas técnicas de controle biológico como por exemplo o uso de predadores naturais para o controle das pragas na sua horta.

Publicidade