RG Digital é a versão digital do seu Registro Geral, e você pode baixá-lo no seu celular por meio de um aplicativo.”Para obter o seu, basta seguir alguns passos simples.
Primeiro, acesse a Google Play Store (Android) ou App Store (iOS) e procure pelo app “RG Digital”.
Certifique-se de que é o aplicativo oficial, desenvolvido pelo governo ou pela Secretaria de Segurança Pública (SSP) do seu estado. Após encontrar o app, clique em “Instalar” e aguarde o download.
Quando instalar o app, abra-o e siga o processo de cadastro, inserindo informações como CPF, data de nascimento e outros dados pessoais.
O app pode solicitar a validação de identidade, que você pode fazer com a foto do seu RG físico ou, em alguns casos, usando a biometria facial.
Após a validação, o app disponibiliza seu RG Digital, que você pode acessar e utilizar em qualquer situação que exija comprovação de identidade.
O melhor é que você pode acessar o documento mesmo offline, desde que o tenha baixado previamente.
Lembre-se de manter o app atualizado para garantir o funcionamento adequado e a segurança do seu documento digital. Com isso, você tem um documento oficial sempre à mão no seu celular!
Haverá uma substituição dos documentos que serão enumerados na superfície do RG digital. O mesmo terá uma integração com outros registros que já existem de forma virtual por exemplo, o CPF e outros.
Milhares de pessoas ainda tem dúvidas de como baixar ou utilizar o novo RG digital. Porém o mesmo está disponível nas principais lojas de aplicativos, nas versões Android e IOS
Sem que seja necessário a informatização prévia no cartório de registro civil. A nova identidade digital traz a possibilidade de inserção do nome social no mesmo.
Ademais vale a pena relembrar que o antigo formato do RG ainda tem validade em todo país. Pois a substituição do novo formato ocorrerá de forma graduada até o ano de 2032.
Na data de lançamento, nem todos os estados emitiam o novo modelo de RG apesar de seus benefícios. Somente seis estados passaram a emitir o app rg digital sendo eles: Rio grande do Sul, Goiás, Minas gerais, Acre Paraná e Piauí
Porém o mês de março deste ano de 2023 foi o último prazo para os demais estados aderirem ao novo modelo. Para isso houve uma grande movimentação de Estados e prefeituras para o cumprimento desse prazo.
A população geral poderá fazer a troca pelo App Identidade Digital até o ano de 2032, pois a versão antiga ainda poderá ser usada até a data pré-definida.
Antes de sair, se este tema foi útil para você, convido-o a retornar sempre que precisar.
Atualizamos nosso conteúdo diariamente para oferecer o melhor aos nossos leitores.