Benefícios Sociais: o que são e como funcionam

Publicidade

Se você ainda não sabe o que é benefício social, vamos esclarecer para você. Eles nada mais são do que formas de melhorar a economia e vida dos cidadãos, através de uma “ajuda” financeira.

Saber em qual benefício social 2023 você se encaixa é importante para que entenda quais são os seus direitos. Afinal, existem aqueles benefícios para quem trabalha com carteira assinada ou é de baixa renda.

Publicidade

Vale ressaltar que há os benefícios oferecidos pelas empresas e pelo governo. Por isso, entender qual é sua posição social e em relação ao mercado de trabalho facilitará a busca por um benefício.

Ainda, os benefícios do governo possibilitam a manutenção do mercado financeiro. Visto que, sem eles, o país poderia entrar em crise em momentos vulneráveis, como no período de 2020 a 2022.

Benefícios sociais ativos: veja quais são

Atualmente, existem benefícios sociais ativos que podem contemplar milhares de brasileiros. Eles são:

Como receber um benefício social

Se você quer saber como receber um benefício social, é importante saber quais são os pré-requisitos necessários. Também é importante saber quem pode receber um benefício social.

No caso dos benefícios concedidos por leis, como 13º salário e FGTS, é necessário estar com a carteira assinada. Nesse caso, os empregadores são obrigados a fornecer, sujeitos a consequências perante a lei.

Publicidade

Já em relação ao Bolsa Família, ele é concedido para famílias de baixa renda, que se encontram em pobreza ou extrema pobreza no Brasil. É uma forma de garantir a melhoria de vida dessas famílias.

Para mais informações sobre o novo Bolsa Família, ou para efetuar o cadastro, você pode procurar o CRAS, Centro de Referência de Assistência Social. É necessário possuir o Cadastro Único para conseguir o benefício.

Entenda a importância dos benefícios sociais

Em relação aos benefícios concedidos aos trabalhadores de carteira assinada, a importância pode se estender também à empresa. Afinal, observa-se melhoras na qualidade do serviço, ambiente de trabalho e outros. 

Também, em relação às famílias que vivem em situação de vulnerabilidade, receber um benefício social pode ser determinante para o sustento delas. Assim, elas podem atender às principais necessidades.

Afinal, muitas famílias sobrevivem com pouco, tendo muitos filhos e outros integrantes. Com o Bolsa Família, por exemplo, as famílias podem ter uma melhor qualidade de vida e bem estar. 

Publicidade

Cadastramento benefício social: saiba como fazer

Para fazer o cadastramento benefício social e ter acesso aos benefícios do governo, pode-se adotar as seguintes medidas:

Vale ressaltar que o processo de aprovação pode demorar algum tempo. Os profissionais do local irão te informar em quantos dias você poderá receber a resposta se foi aprovado ou não.

Como consultar os benefícios sociais

Em um mundo tão conectado, a maioria das operações podem ser feitas mesmo no conforto de sua casa. Dessa forma, a fila das agências responsáveis pode diminuir, assim como as horas de espera.

Portanto, para cada benefício, você pode utilizar uma plataforma online ou aplicativo. O 13º salário, por exemplo, pode ser consultado através do Meu INSS, uma plataforma do governo.

Já para o FGTS e Bolsa Família, você pode consultá-los direto em seu celular, através dos aplicativos FGTS e Caixa Tem ou Bolsa Família.

Considerações Finais

Com as leis trabalhistas em vigor, os trabalhadores de carteira assinada podem receber os benefícios sociais de seus empregadores. Além disso, eles são respaldados por lei e podem garantir seus direitos.

Também, para famílias em situação de vulnerabilidade, o Governo Federal possui o novo Bolsa Família, como forma de prover o auxílio necessário para que as famílias possam suprir suas necessidades básicas.

Portanto, todos podem ter os benefícios aos quais se tem direito, objetivando uma melhor qualidade de vida, além de ajudar a economia a se manter em equilíbrio.

Publicidade