Cartão Cidadão – Saiba como Consultar e Solicitar

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Cartão Cidadão, qualquer cidadão que possua algum benefício do Governo Federal tem direito ao cartão. O mesmo poderá ser emitido mediante solicitação à caixa econômica Federal.

Com o Cartão Cidadão é possível realizar uma variedade de serviços. Consultas relacionadas a direitos trabalhistas como: Seguro desemprego, Abono salarial, rendimentos do PIS dentre outros.

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Ademais, para ter direito ao Cartão Cidadão, precisa ter direito a pelo menos um dos benefícios acima. Ou seja, possuir ou ser beneficiário de algum tipo de programa do Governo federal.

O Cartão serve também para a realização de saques diversos. No caso  em que o cidadão tiver contas na caixa econômica federal, poderá fazer a realização de saques com o seu cartão cidadão.

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Como fazer a emissão do Cartão Cidadão

Cartão Cidadão
Imagem Canva Pro – Google

A caixa Econômica Federal é responsável direta pela emissão e administração do cartão. Por isso, para pedir ou emitir o Cartão é a ela que o cidadão deverá procurar.

No entanto, para ter direito ao cartão cidadão, o usuário deverá ser registrado no NIS. Ou então possuir carteira de trabalho. Com isso poderá pedir a emissão do cartão.

Para emitir o cartão, o cidadão poderá ligar diretamente no telefone da Caixa econômica federal que é de forma gratuita pelo 0800. Ou solicitar o benefício comparecendo a uma unidade da Caixa.

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Antes de começar a utilizar o cartão o cidadão deverá comparecer a uma agência da Caixa para cadastrar uma senha. Para isso deverá estar munido de um documento de identificação com foto

Emissão da segunda via do Cartão.

Como solicitar o cartão cidadão – No caso de perda ou roubo do cartão cidadão é possível pedir uma segunda via. Essa emissão será realizada de forma semelhante ao da primeira via.

Ao pedir uma segunda via será necessário a troca de senha. Para isso no caso de perda ou roubo é dispensado a apresentação do cartão desde que o cidadão porte um documento oficial com foto.

Ademais, para a funcionalidade do cartão cidadão o usuário deverá manter sempre o endereço atualizado junto à Caixa econômica federal.

É importante salientar que o cartão cidadão não poderá de forma alguma ser solicitado via internet. Para solicita-lo será necessário comparecer a uma agência física da Caixa Econômica Federal.

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Cadastro da Senha Cidadão

Para a realização de saques de benefícios trabalhistas ou relacionados a benefícios sociais. Benefícios esses, administrados pela Caixa, é necessário obter a senha cidadão.

Com a senha habilitada, os saques poderão ser feitos em caixa eletrônicos. Ou também em casas lotéricas, agências Caixa aqui ou pontos de atendimento da Caixa econômica federal

Ou seja, para ter direito aos benefícios do cartão cidadão é necessário previamente cadastrar a senha. Para isso basta comparecer a um dos postos citados acima.

Ao cadastrar a senha, os usuários assinarão um termo de uso que será disponibilizado. Ele servirá para instruções caso cidadão perca ou esqueça a senha, assim poderá cadastrar nova senha

Como cadastrar a Senha Cidadão

Muitas pessoas podem ter dúvida de como realizar o cadastro da senha cidadão. No entanto, aqui vão alguns detalhes que podem facilitar na hora de cadastrar.

Para realizar o cadastro da senha é muito simples. Basta comparecer a uma lotérica, portanto o cartão cidadão ou qualquer documento oficial que contém a sua foto.

Esse documento poderá ser um dos listados aqui: passaporte, carteira de identidade estrangeiros, identidade militar, carteira funcional, CTPS modelo informatizado, carteiras profissionais, carteira nacional de habilitação.

Lembrando que para realizar o cadastro da sua senha não é preciso portar o cartão cidadão. Para isso basta apresentar um dos documentos acima citados desde que seja oficial e com foto.

Para realizar consultas ao saldo do Cartão.

A maioria das pessoas tendem a esquecer o cartão em casa quando precisam dele. Porém as agências da Caixa não são a única opção para realizar ou consultar o saldo disponível.

É possível realizar a consulta do seu saldo do cartão cidadão mesmo sem portá-lo. Para isso basta acessar o site da Caixa econômica federal e logo em seguida clicar na opção minha conta.

Depois de acessar o portal, basta digitar o seu CPF, número do NIS ou o e-mail cadastrado. Depois no canto inferior da tela pou pape basta acionar a verificação clicar em cadastrar e depois esqueci.

Para os usuários que já realizaram o cadastro da senha e concluído todo o processo existem outras formas. Ou seja, o site da Caixa econômica federal não é a única alternativa para isso

Outras opções para a realização de consultas de saldos

É possível fazer a realização de consultas de saldo por meio do aplicativo da Caixa. Essa opção funciona para aqueles que possuem conta na Caixa.

Por meio da internet banking da Caixa econômica federal é possível cadastrar uma senha individual. Isso será necessário para a utilização do aplicativo. Com ele será possível realizar consultas e outros serviços.

 Para aqueles que ainda não possuem a senha é muito simples cadastrar. Basta tão somente abrir o aplicativo, clicar na opção cadastrar senha e iniciar um cadastro provisório clicando em acessar minha conta.

Haverá um regulamento com qual o usuário deverá concordar inserindo o nome completo, CPF e data de nascimento.  Em seguida clicar em continuar depois disso basta logar no aplicativo sempre que for preciso fazer

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