IPVA: Como consultar o Realizar Pagamentos

Publicidade

IPVA, imposto que é pago de ano em ano, porém, mesmo assim muita gente acaba esquecendo. É comum a maioria das pessoas acabarem esquecendo de realizar o pagamento desse imposto.

Tendo em vista o grande número de tributos cada um com prazos diferentes entre si. E combinados com outros compromissos as pessoas confundem datas e prazos e assim alguns impostos acabam esquecidos na gaveta.

Publicidade

Porém o não pagamento do IPVA que é o imposto sobre propriedade de veículo automotor pode acarretar vários prejuízos tanto no bolso quanto para o motorista proprietário do veículo.

Para não ter dor de cabeça é preciso estar atento a todos esses impostos inclusive o IPVA. No final dessa leitura você terá dicas e macetes para entender e poder se organizar para evitar essas possíveis pendências.

Tipos de multas causadas pelo IPVA atrasado

IPVA
Imagem Canva Pro – Google

Além de multas, o não pagamento do imposto IPVA 2023 pode acarretar vários outros problemas. Algum alguns desses problemas podem ser vistos nos itens citados nos parágrafos seguintes.

Em primeiro lugar, o não pagamento do IPVA pode acarretar juros que iniciam no valor de 0,33% ao dia, esse total pode acabar chegando ao teto de 20% no prazo de 60 dias.

Ademais, o não pagamento do IPVA além de acarretar e refletir multas diretas, o motorista não estará autorizado a circular com seu veículo. Sendo que o licenciamento do veículo depende do pagamento do IPVA.

Publicidade

Mesmo sendo comum uma grande quantidade de pessoas conduzindo veículos sem licenciamento isso pode trazer problemas. Problemas esses tais com multas, apreensão do veículo, perda da habilitação dentre vários.

Dicas e soluções para o pagamento do IPVA

Hoje em dia o Detran possui órgãos espalhados por todos o Estados brasileiros. Vale ressaltar que, cada estados trabalham com autonomia própria e cada um possui suas peculiaridades.

Por exemplo, caso um carro seja comprado no estado do Mato Grosso os dados e informações do mesmo não podem ser compartilhados com o Detran do Estado de Rondônia.

Levando em consideração que as gravidades ainda não quitação do IPVA foram esclarecidas. Chegou o momento de conhecer as dicas de como pagar o IPVA do seu veículo.

Para a quitação desse imposto, o cidadão terá duas opções. O imposto poderá ser pago de forma parcelada como permite a primeira opção, ou então a quitação do débito poderá ser feita através de um despachante.

Publicidade

Vamos à primeira Opção

Para realizar o pagamento do IPVA sem despachante, o mesmo consulta-se em uma unidade do Detran do próprio Estado. Assim será possível entender como estão os débitos e depois emitir guia de pagamento.

Outra opção é a realização desse procedimento através da secretaria de fazenda do próprio Estado. Utilizando os dados da placa e RENAVAM do veículo será mais fácil o procedimento.

Ao fazer a emissão da guia de pagamento no site oficial a mesma deverá ser impressa para a realização do pagamento. O pagamento poderá ser realizado em qualquer agência bancária, casas lotéricas ou até mesmo pelo aplicativo do banco escolhido

Por fim, apesar de alguns casos poderem resolver-se diretamente no site pelo site do DETRAN. Existem casos que podem exigir a presença do proprietário em uma das agências do órgão

Vejamos agora a segunda opção

Milhares de pessoas acabam não realizando o pagamento do IPVA por falta de condições financeiras. Nesse caso esses proprietários poderão procurar realizar o pagamento terceirizado, ou seja, através de um despachante

Uma das formas de pagamento realizada por despachantes é o parcelamento. Nesse caso o despachante irá realizar o pagamento do IPVA e em seguida o proprietário do veículo quitará a dívida diretamente com o despachante.

Uma das vantagens de procurar um despachante para quitação do débito é a possibilidade de parcelamento da dívida. Esse parcelamento poderá ser feito de forma direta através de crediário ou até mesmo parcelamento no cartão de crédito.

Enfim, cada empresa, ou seja, cada despachante tem suas formas de trabalho. Sendo assim as formas de pagamento, ou seja, as formas de trabalho de cada despachante vão depender de cada estado ou região

Requisitos necessários para consultar o IPVA

A consulta do IPVA é realizada através da placa do veículo e do RENAVAM. Sendo assim somente através desses dados e documentos é possível a realização da consulta

Para a realização dessa consulta no site do Denatran não haverá necessidade de um cadastro. Qualquer empresa que comercialize qualquer tipo de veículo terá obrigatoriedade de fornecer a comprovação de qualquer débito.

Ademais para a realização de qualquer consulta é necessário estar de posse dos documentos do veículo.  Com acesso à internet e com todas as informações em mãos qualquer pessoa poderá realizar facilmente uma consulta sobre o IPVA

Antes que você saia e caso tenha gostado desse tema sinta-se convidado a estar retornando sempre que precisar. Diariamente atualizamos nosso conteúdo de forma que possamos oferecer um serviço de qualidade.

Publicidade

Tópicos