Método 5W2H - Como resolver qualquer problema

Publicidade

A capacidade de resolver problemas é uma das habilidades mais importantes que você pode desenvolver.

Método 5W2H – Na sua vida pessoal, resolver problemas de um jeito efetivo faz você atingir seus objetivos, reduzir o estresse e avançar nos seus projetos.

Na vida profissional, ser um profissional que resolve problemas vai te abrir portas para salários maiores e trabalhos melhores.

Publicidade

E essa barreira é definir com clareza qual é o problema e assim pode traçar um plano para solucionar o problema do melhor jeito possível.

A boa notícia é que existe um método já testado e aprovado desde a antiguidade para que você aumente e muito a sua capacidade de esclarecer e resolver qualquer tipo de problema, seja na sua vida pessoal ou na sua vida profissional.

Esse método é conhecido como 5W2H.

Método 5W2H - Como resolver qualquer problema

5W2H é uma metodologia de sete perguntas para ter clareza sobre qual é o problema e qual é a solução. A sigla 5W2H é uma referência a sete perguntas em inglês que você tem que fazer para definir um problema.

Cinco perguntas começam com a letra dáblio e duas perguntas começam com a letra agá, por isso 5W2H. As sete perguntas em inglês são:

What? Why? Where? When? Who? How? How much? Em português, a gente pode traduzir como: O quê? Por quê? Onde? Quando? Quem? Como? Quanto custa?

Publicidade

A origem dessas perguntas está lá na Antiguidade, nos estudos de ética e retórica.

Aristóteles chamava essas perguntas de “as sete circunstâncias”. Com o passar do tempo, empresas foram adotando as sete perguntas como uma ferramenta de gestão.

Essa ferramenta ajuda na tomada de decisão para a resolução de problemas. Parece um método simples. E realmente é.

Mas ao mesmo tempo é um método muito poderoso para trazer clareza sobre as questões que você enfrenta na sua vida e no seu trabalho.

Vamos ver então como aplicar esse método na prática. As respostas para as sete perguntas 5W2H definem o problema e já encaminham as soluções.

Colocando em prática

Pense em qualquer problema que você esteja enfrentando atualmente. Pode ser uma dificuldade financeira, uma questão no trabalho ou até mesmo um objetivo pessoal como queimar alguns quilos de gordura.

Publicidade

A primeira pergunta que você tem que responder é What?, ou seja, o que deve ser feito? Qual é exatamente o problema a ser superado ou o objetivo a ser alcançado?

Depois de identificar o que precisa ser feito, é importante definir o porquê, ou seja, por que esse objetivo deve ser alcançado ou esse problema deve ser superado.

Em seguida, é necessário desenvolver um plano de ação detalhado, que inclua prazos e metas de médio prazo. Dividir as metas em etapas menores pode tornar as tarefas mais fáceis de realizar e aumentar a sensação de progresso.

Escreva no papel, no celular ou no computador a resposta para o seu “o quê”.

Isso é um ponto muito importante do método: todas as respostas precisam ser escritas. A escrita tem o poder de organizar e estruturar as nossas ideias de um modo que o pensamento livre na cabeça não tem.

Como o objetivo do método 5W2H é trazer clareza, as respostas por escrito são essenciais. Depois que você definiu o seu o quê, a segunda pergunta é Why?

É por que você precisa superar aquele problema ou alcançar aquele objetivo que você acabou de definir. Muitas vezes nós ficamos dizendo que queremos fazer alguma coisa.

Porém não sabemos bem por que queremos fazer aquilo. Quando o motivo para a ação é fraco, a tendência é que você fique procrastinando até não poder mais.

Método 5W2H – Como resolver qualquer problema

Quando você precisa resolver a questão? Ao traçar metas, um dos aspectos mais importantes é colocar um prazo para a realização da meta.

Há quem diga que metas nada mais são do que sonhos com um prazo para acontecer. Por isso, você deve deixar bem claro o prazo que tem para resolver o problema ou alcançar o seu objetivo.

Porém, tome cuidado com prazos muito longos. Se você tem um grande problema que só pode ser resolvido em meses, então quebre esse grande problema em etapas menores para ter prazos mais curtos.

Prazos curtos mantêm você engajado e te dão a sensação de estar progredindo ao colecionar vitórias, cumprindo as etapas menores de um problema maior.

Quinta Pergunta

A quinta pergunta é Who?, ou seja, por quem ou com quem as ações serão realizadas. Pode ser que você tenha um problema que precisa ser resolvido por outra pessoa.

Nesse caso, você precisa delegar exatamente o que precisa ser feito. Outras vezes, você só pode resolver o problema em companhia de outras pessoas.

Nesse caso, é importante identificar quem são as pessoas que podem ajudar a resolver o problema ou alcançar o objetivo desejado. Isso pode incluir colegas de trabalho, amigos, familiares, profissionais especializados.

É fundamental estabelecer uma comunicação clara e eficiente com essas pessoas, definindo papéis e responsabilidades e mantendo-se em sincronia com as ações realizadas por cada um.

Método 5W2H – Nesse caso, todos precisam trabalhar em conjunto.

E também tem alguns casos que você terá que atuar sozinho. O ideal é evitar essa situação, procurando pelo menos ter alguém em quem se apoiar.

Pode ser alguém para quem você vai prestar contas sobre as suas ações e o seu progresso, ou alguém com quem você vai se aconselhar, ou até mesmo alguém que vai te dar uma orientação profissional sobre como agir.

Seu plano de ação só deve ser traçado depois que os 5W definirem o seu problema. Além disso, o acesso a apoio emocional ou profissional pode aumentar a motivação, reduzir a ansiedade e melhorar a tomada de decisões.

No entanto, também é importante estar preparado para trabalhar sozinho, se necessário. Isso pode exigir disciplina, organização e foco, além da capacidade de identificar recursos e informações relevantes para atingir os objetivos desejados.

Publicidade

Tópicos