Conheça o E-Título – Aplicativo do Título Eleitoral

Publicidade

E-Título, Título Eleitoral Digital, agora todo cidadão poderá ter acesso ao título digital. Muito útil na vida dos cidadãos cadastrados na justiça eleitoral pois o mesmo permite um acesso de forma rápida.

Com o E-título app, o eleitor terá acesso rápido as informações como situação cadastral e zona eleitoral. O eleitor também terá acesso a informações referentes a certidão de crimes eleitorais e também quitação.

Publicidade

Antes do aplicativo convocava-se os voluntários da justiça eleitoral previamente. Agora com o aplicativo, o próprio cidadão poderá se candidatar como voluntário caso deseje trabalhar nas eleições

Proteger-se-ão por senha todos os dados do cidadão . Outra novidade interessante do Aplicativo é que ele atende pessoas com deficiência visual.

O Aplicativo poderá ser utilizado na hora de votar.

E-Título
Imagem Canva Pro – Google

O E-Título online é um aplicativo oficial lançado pela justiça eleitoral. No entanto o mesmo possui valor jurídico e servirá como um documento a ser apresentado nas eleições.

Isso servirá para os eleitores já cadastrados. Ou seja, para os eleitores que ainda não realizaram o recadastramento de biometria será necessário levar um documento com foto na hora da votação

Muitas pessoas por motivos pessoais e particulares acabam deixando de votar. Na hora de justificar a ausência do eleitor o aplicativo servirá como documento desde que o eleitor seja identificado por foto.

Publicidade

Ainda é pequena a quantidade de cidadãos eleitores que conhecem o aplicativo E-Título. Porém o aplicativo consta disponível em lojas oficiais e poderá ser baixado com facilidade por qualquer cidadão com acesso à internet.

Como baixar e instalar o E-Título

Para baixar o aplicativo E-Título, o cidadão deverá acessar a App store no caso de iPhones ou a play store no caso de celulares com Android. Até o momento o aplicativo está disponível apenas para Android e IOS

Depois de baixar o aplicativo o eleitor terá que preencher o seguinte cadastro. O cadastro exige as informações como data de nascimento, número de inscrição do título eleitoral, nome da mãe, nome do pai, e nome do eleitor.

O E-Título online somente será liberado pelo sistema caso as informações forem corretamente preenchidas. Dessa forma na hora do cadastro, o eleitor deverá ter o máximo de atenção e preencher o cadastro corretamente.

Depois de baixar o aplicativo, as informações pode-se se preencher de forma simples e rápida. Em seguida, depois de efetuado o cadastro corretamente disponibiliza-se o titulo de eleitor digital.

Publicidade

Benefícios do E-Título

Muitas pessoas na hora de votar, ficam desorientadas quanto ao seu local de votação. O aplicativo E-título traz como novidade a função de informação do local de votação ao eleitor inclusive o endereço completo do local

O eleitor não precisará mais carregar consigo o documento impresso ou documento com foto. Tendo em vista que para os eleitores que já efetuaram o cadastro biométrico poderão apresentar o aplicativo na hora de votar.

Em algumas situações o cidadão precisa apresentar documentos pessoais inclusive o título eleitoral. O aplicativo traz a facilidade e praticidade pois com ele não será mais preciso apresentar esse documento físicos.

Enfim, todas as informações e dados do eleitor referente à justiça eleitoral estarão no Aplicativo. Diante disto não há necessidade de portar esses documentos impressos e isso diminuirá os riscos de perda e danos.

Alguns detalhes sobre o E-Título

O aplicativo trará a foto do eleitor na via digital do documento. Essa foto será a mesma colhida no ato do recadastramento biométrico.

Lembrando que o aplicativo terá validade jurídica somente depois do recadastramento biométrico. Sendo assim mesmo depois de baixado e instalado o aplicativo, todas as informações nele incluindo foto atualizar-se-ão no momento da biometria.

Assim também como qualquer atualização no cadastro do eleitor. Todos os dados atualizados pelo cidadão na justiça eleitoral atualizam-se automaticamente.

No entanto, essas informações precisam do processamento pela justiça eleitoral. Assim a atualização não ocorrerá de imediato, levará um certo prazo para a efetivação no Aplicativo.

Informações e atualizações

A maioria dos eleitores já fizeram a realização do cadastro biométrico no cartório eleitoral. Com tudo, poderá ocorrer de o aplicativo ainda não mostrar a identificação.

Precisa atentar-se pois, mesmo que o cadastramento biométrico já tenha sido realizado existe um prazo para ser atualizado. No entanto nenhuma ação é necessária pois esse prazo poderá ocorrer em até 15 dias.

Em alguns casos os dados de zona eleitoral ou seção eleitoral poderão estar diferentes no aplicativo. Por isso é bom ficar atento a essas informações e comparar o documento digital com o documento impresso.

Caso haja alguma informação divergente entre os dois documentos o eleitor precisará tomar algumas providências. O aconselhável é procurar a zona responsável pelo seu cadastro.

Publicidade

Tópicos