CNH Digital – Conheça o Aplicativo

Publicidade

CNH Digital, documento de porte obrigatório para todo motorista ou piloto de veículos motorizados. De modo que, caso algum motorista esteja dirigindo sem habilitação poderá responder perante a legislação.

A maioria das pessoas tendem a não levar consigo suas habilitações ao dirigir. Muitas vezes por esquecimento ou até mesmo por achar desconfortável portar o documento.

Publicidade

Além dos que não portam a CNH por acharem um incômodo, ainda tem aqueles que optam por não levá-la consigo por deduzirem que já sabem que são habilitadas.

No entanto, é muito importante saber que levar consigo a Habilitação evitará problemas com a legislação, e também evitará multas, pontos na carteira e claro, garantir a ordem no trânsito.

CNH Digital – Ela veio para substituir a física

CNH Digital
Imagem Canva Pro -Google

Lançada no Brasil em 2018, a carteira de habilitação digital é a versão eletrônica da Habilitação física. Mesmo nos dias de hoje muitas pessoas têm dúvidas sobre o aplicativo. E dessa forma deixam de usufruir da opção digital.

A CNH Digital é um Aplicativo que trás consigo ambos os documentos, a CNH e o CRLV. Qualquer cidadão poderá fazer o download do aplicativo que está nas versões para Android ou iOS.

Esse documento digital possui o mesmo valor jurídico que o documento físico. Por tanto o motorista poderá optar por deixar o documento físico em casa desde que seu aparelho celular ou tablet esteja sempre carregado.

Publicidade

A carteira digital cnh substitui sim o documento físico ao dirigir, no entanto, o motorista precisa estar atento pois caso seja exigida e seu aparelho esteja desligado ou sem carga configurará o caso de estar dirigindo sem habilitação.

Outros benefícios da CNH Digital

O usuário do Aplicativo terá além da Habilitação Digital, alguns serviços extras como: Alerta de quando a CNH irá vencer, controle de infrações do veículo, poderá também pagar multas com até 40% de desconto e outros.

Antes de instalar o aplicativo, o motorista deve verificar se a Habilitação já veio com o QR Code no verso. Isso por que a CHH Digital está disponível apenas para essas versões de carteira física.

Para os demais, caso queiram passar a utilizar a versão digital basta pedir a segunda via do documento físico. Ou caso prefira, basta aguardar o período em que irá renovar a habilitação no Denatran.

Para utilizar o documento digital é fácil e simples. Para isso o usuário deverá baixar o Aplicativo em qualquer loja de aplicativos, o qual está disponível de forma gratuita para todos os cidadãos.

Publicidade

Veja o Passo a Passo para fazer o Download

Antes de mais nada, o usuário deverá verificar se sua habilitação impressa tráz o QR Cod. Ele estará no verso do documento e é um dos requisitos para utilizar o app carteira digital de trânsito.

Logo depois, basta fazer o download de forma gratuita. Para os que possuem smartphones com android deverá baixa-lo no Google Play e os que usam iPhones deverão baixa-lo na Apple Store.

Depois de ter feito o download na loja específica, o usuário deverá criar um cadastro. Esse cadastro deverá ser feito no portal gov.br. Isso, caso o usuário ainda não tenha cadastro.

Para quem já possui cadastro no gov.br basta fazer login. Em seguida basta inserir os documentos exigidos pelo Aplicativo e o cadastro estará terminado. Depois disso todos os benefícios estarão disponíveis.

Quanto à segurança do Aplicativo

A CNH Digital foi desenvolvida pelo Ministério das Cidades. O mesmo garante que os padrões técnicos utilizados para o desenvolvimento do Aplicativo são de extrema segurança.

Ademais, caso o usuário chegue a perder ou tenha o celular roubado ou furtado poderá fazer o seguinte: Acessar o portal do Denatran e de imediato fazer o bloqueio da CNH Digital.

Ao comprar um novo celular e optar por usar o número antigo, poderá pedir o desbloqueio da CNH Digital no Denatran. E de outra forma, se for usar número novo, poderá cadastra-lo junto ao Denatran.

Além das inúmeras vantagens já citadas, a CNH Digital colabora com o meio Ambiente por não utilizar papel, e coopera com aqueles que são esquecidos na economia de tempo e dinheiro no caso de multas.

Alguns cuidados ao fazer o download e cadastro

Em meio a tantos golpes que se propagam na internet, é bom estar atento. Assim como qualquer outro aplicativo, a CNH Digital também requer alguns cuidados ao realizar o download.

Sendo assim, ter muita atenção no momento de fazer o download do aplicativo evitará problemas. Analisar bem o site no momento do download para se certificar que realmente é o site oficial da loja escolhida.

Uma dica para saber se o download é real é observar o seguinte. Verificar se a descrição que deverá informar que o App desenvolveu-se pelo Serviço Federal de Processamento de dados ou Serpro.

Enfim, somente em lojas e portais oficiais a CNH Digital terá validade jurídica. Sem contar que acessar um portal não oficial o usuário estará colocando dados e documentos em risco.

Publicidade

Tópicos