Saiba como se cadastrar no Programa Auxílio Gás 2023

Publicidade

Auxílio gás tem ajudado milhares de famílias brasileiras em vulnerabilidade social. Criado pelo Governo Federal no ano de 2021 continua ativo em 2023.

Além de continuar repassando os valores para os antigos cadastrados, o Programa Auxílio Gás está aberto a novos cadastros de famílias que atendam os critérios do programa.

Publicidade

No Brasil milhares de famílias encontram-se em estado de vulnerabilidade social. Cresce a cada dia o número de pessoas desempregadas que passam por dificuldades na hora de suprir as necessidades de seus lares.

Criou-se o auxílio gás, conhecido também como “bolsa do povo auxílio gás“, pensando nesses detalhes tão críticos que assolam as famílias brasileiras. E assim de dois em dois meses repassa-se o valor.

Saiba quais as regras para participar do Programa

Auxílio gás
Imagem Canva Pro – Google

A Secretaria Nacional de Renda e Cidadania do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, informou que há no Brasil cerca de 16,5 milhões de cadastrados no Programa Auxílio Gás .

No entanto, apesar do grande volume de participantes, ainda é crescente o número de famílias que precisam entrar para o Programa.

Auxílio gás como receber? Para participar e poder se tornar um beneficiado do Programa Auxílio Gás do Governo Federal, precisa estar de acordo com as diretrizes do programa.

Publicidade

Enfim, assim como os demais Programas Sociais, o Auxílio Gás também adota alguns critérios e regras para receber os cadastrados que realmente precisam do benefício.

Procedimentos para a realização do Cadastro

Como receber o Auxílio Gás? Para participar do Programa, a família precisa se enquadrar entre nas diretrizes, ou seja, criou-se o programa para atender famílias em situação de vulnerabilidade social.

Em seguida, a família que precisa receber o auxílio vale gás precisa acessar os canais de atendimento do Ministério da Cidadania.

Também se necessita que a família esteja escrita no Cadastro Único e que pelo menos um dos membros já seja atendido pelo Benefício da Prestação Continuada.

Outro requisito diz respeito à renda per capita. Isso quer dizer que para poder participar do programa, a família possua renda per capita não superior a R$ 651,00 por integrante.

Publicidade

O porque das exigências e as formas de repasse

De antemão, vale a pena esclarecer que, o motivo de algumas exigências como a pré-participação em outros programas tem como objetivo a facilitação no cadastro pela utilização dos dados já existentes.

A inserção de famílias que já estão inscritas nos programa de transferência de renda. Programas esses de implementação das esferas, Federais, Estaduais e Municipais.

Ademais, para aqueles que já possuírem cadastro no Cadastro Único será dado preferência de pagamento ao representante e de preferência às mulheres.

Por fim, para os demais casos, far-se-á os pagamentos aos representantes legais inscritos no sistema de dados.

Valores repassados às famílias cadastradas

E com relação ao demais benefícios recebidos pelas famílias cadastradas? As famílias que já recebem algum benefício social como bolsa família não perde direito ao cadastro no Programa Auxílio Gás.

Os repasses do Auxílio Gás 2023 realiza-se de forma bimestral. O valor do Auxílio Gás corresponde à 50% do valor atualizado de uma recarga de gás de 13kg.

Essas referências são baseadas em valores divulgados pela Agência Nacional do Petróleo, Biocombustíveis e Gás Natural. Levando em consideração as atualizações de tempos em tempos.

De acordo com as diretrizes do programa e a legislação vigente, os valores repassados pelo programa terão prazo de 4 meses, contados desde a disponibilização dos pagamentos.

Auxílio Gás 2023, como fazer a inscrição

Além dos mais de 16 milhões de cadastrados já existentes no programa, existe uma grande procura. Diariamente o programa recebe novos inscritos que precisam dos benefícios.

Para realizar a inscrição no Programa Auxílio Gás é primordial que a família já seja cadastrada no Cadastro Único ou participe de algum benefício de prestação continuada da Previdência Social.

Além disso, para receberem o benefício, além do cadastro as famílias participaram de sorteios realizados pelos órgãos responsáveis pelo programa e assim estarão aptas a receber suas parcelas.

Esses sorteios são realizados adotando critérios para garantir que nenhuma família cadastrada no Programa venha ser prejudicada e que tenha o direito ao seu benefício de forma segura.

Demais regras de participação no Programa Auxílio Gás

Como os demais programas de Assistência Social, o Programa Auxílio Gás também adota algumas diretrizes. E essas diretrizes podem ou não sofrer mudanças ou alterações.

Assim sendo, cabe a cada Família atentar-se aos portais responsáveis e manter-se informada. Caso haja alguma mudança de atualização cadastral é responsabilidade de cada beneficiado.

Também vale ressaltar que a participação dos sorteios requer que as famílias estejam elegíveis nos requisitos do programa apresentados acima.

Essa elegibilidade diz respeito a periódica atualização exigidas pelas diretrizes do Programa. Estar inscrito no Cadastro Único não é garantia de participação, necessita-se estar com o cadastro devidamente atualizado.

Publicidade

Tópicos