Conheça como funciona o Portal do Cidadão do Governo Federal

Publicidade

Portal do Cidadão, serviço de utilidade pública do Governo federal. Criado no ano de 2019 e desde lá tem atendido os cidadãos brasileiros em diversas necessidades.

A princípio, através do Portal torna-se possível o acesso à vários serviços digitais do Governo. O Portal do Cidadão reúne todos esses serviços online em um só lugar facilitando assim o acesso a qualquer pessoa.

Publicidade

Para acessar o portal cidadão basta ter acesso á internet e buscar pelo termo Portal do Cidadão. Ali o usuário encontrará todos os serviços disponibilizados pelo Governo Federal tanto os atuais quanto os criados anteriormente.

Dentre esses serviços podem ser destacados alguns como: Seguro Desemprego, Carteira de Motorista, Extrato Previdenciário, os serviços relacionados as PIS, INSS. Além de serviços referentes a programas do Governo.

Vantagens do Portal do Cidadão

Portal do Cidadão
Imagem Canva Pro – Google

Fora os serviços já relacionados, o site Portal do Cidadão oferece mais de 3 mil opções. Com mais de 120 milhões de cadastros, o portal já teve mais de cem milhões de acessos a seus dados.

Sendo assim, com o aumento de usuários crescendo a cada ano, o Governo Federal tem ampliado a capacidade do portal. Isso facilitará o atendimento aos cidadãos que a cada dia buscam por oportunidades oferecidas pelo Governo Federal.

Para fazer o login no Portal do Cidadão, basta ter acesso a internet, realizar o cadastro incluindo CPF, Nome, E-mail e data de nascimento. Depois de confirmar o E-mail o acesso é liberado ao usuário.

Publicidade

Por fim, o Portal disponibiliza uma variedade de possibilidades. Sem o Portal cidadão precisava se deslocar em muitos casos até mesmo de sua cidade. Isso para ter acesso à maioria dos serviços hoje disponíveis de modo online.

E o que realmente vem as ser o Portal do Cidadão

O que é o Portal do Cidadão? Projeto que reúne todos os canais digitais do Governo Federal. Trata-se basicamente do portal gov.br. Através dele o Governo Federal oferece e disponibiliza aos cidadãos.

No final do ano de 2020 todos os sites do Governo Federal já se encontravam integrados. E o portal.gov tornou-se a principal entrada que possibilitava o acesso direto a todas as páginas do executivo federal.

Muito útil ao público o Portal vem sendo atualizado e novos recursos vêm sendo incrementados ano a ano. Isso contribui para a rigidez e segurança das informações disponibilizadas no Portal.

Mesmo que o usuário não saiba ler, através do portal cidadão, qualquer familiar responsável poderá ajudar. E sem sair de casa o cidadão não alfabetizado poderá estar se informando de assuntos de seu interesse.

Publicidade

Qualidade dos serviços oferecidos pelo Portal

Desde sua implantação, o Portal vem sendo utilizado e avaliado pela população. Os dados têm mostrado ao longo dos anos excelentes resultados quanto á satisfação dos usuários.

Ademais, todo cidadão tem direto a um serviço de qualidade. Pensando nisso, ao ser criado o Portal do Cidadão, facultou-se aos usuários poderem avaliar a eficiência e qualidade dos serviços.

Criado para ser um mecanismo que facilite a vida do cidadão, o Portal tem objetivos claros. Dentre esses objetivos podem ser citados, a economia de tempo e a agilidade no processo de informações.

Ademais, o portal também serve para a prestação de um serviço de qualidade e em grande demanda. E isso tem sido crucial para a entrega de serviços e informações de forma a satisfazer com excelência os usuários.

Forma de acesso ao Portal.

Como acessar o Portal do Cidadão – Assim como qualquer outro Portal ou site, para acessar Portal do Cidadão precisa de um cadastro. Depois de realizar o cadastro no portal poder-se-á ter acesso a todos os serviços.

O cadastro é realizado através do portal cidadão gov.br e a partir dele o cidadão poderá ter acesso a centenas de serviços.

Em alguns casos basta logar no portal com usuário e senha, porém há outros serviços que requerem uma maior segurança. Isso pode incluir segurança em dois fatores ou até mesmo reconhecimento facial.

Pesar de parecer difícil, é tudo muito intuitivo, basta seguir o passo a passo recomendado pelo sistema e qualquer pessoa será capaz de realizar desde o cadastro até o acesso as informações disponíveis.

Facilidade para fazer o cadastro no Portal

O Portal do Cidadão faz parte do Ministério da Economia. Por tanto caso o cidadão tenha alguma dúvida ou qualquer tipo de reclamação, basta entrar em contato. Os meios de contato estão nas páginas do Ministério.

Para fazer o cadastro no Portal do Cidadão, basta ter acesso à internet, acessar o site gov.br. Logo na primeira página terá a opção para realizar o cadastro no Portal.

Como já afirmado anteriormente, qualquer pessoa poderá com facilidade realizar o cadastro. Isso por que o portal é muito intuitivo e disponibiliza recursos de ajuda interativa para quem venha a ter dificuldade.

Depois de acessar o site do governo, basta clicar na opção criar conta, escolher as opções que serão mostradas e seguir o passo a passo que será mostrado em seguida. Logo depois basta confirmar a conta.

Publicidade