RG Digital - Conheça o Aplicativo e Saiba Como Instalar

Publicidade

O RG Digital tornou-se realidade no Brasil desde seu lançamento em 2021. Milhares de pessoas já utilizam a versão digital, porém tem aqueles que ainda não conhecem o aplicativo.

O Aplicativo RG digital terá uma unificação de sua numeração. Isso por que da forma descentralizada na qual se encontra tem dificultado e muito a realização dos trabalhos prestados pela polícia militar.

Publicidade

Muitos trabalhos de abordagens de suspeitos, realização de Blitz e outros acabam sendo prejudicados. Isso devido a numeração descentralizada ocorrida em todos os estados nos documentos de RGs.

Enfim, além de agilizar os processos na realização de identificação, com o aplicativo se tem em mãos vários serviços. Um deles é a possibilidade de solicitar segunda via do documento sem a necessidade de sair de casa.

O Documento terá obrigatoriedade em todo o País

RG Digital
Imagem Canva Pro – Google

A validação e a emissão do documento digital serão feitas pelo site gov.br. E desde agosto de 2022 a carteira de identidade nacional já se tornou obrigatória em todo o país

A partir do momento da emissão do novo modelo ela terá uma validade. Um dos exemplos dessa validade é o caso das pessoas acima de 60 anos que será de apenas 10 anos.

No entanto, o documento atual ainda tem validade até 2032. Sendo assim não há a necessidade imediata da troca pelo novo modelo pois a transição será de forma graduada.

Publicidade

Para a nova rg digital haverá possibilidade da adição de uma série de documentos com: carteira nacional de habilitação, documento de identidade profissional, carteira nacional de saúde, título de eleitor e outros.

Funcionamento do RG Digital

Como já explicado anteriormente a carteira identidade digital terá uma numeração unificada. isso facilitará os trabalhos realizados pelos órgãos de segurança no país e outras vantagens.

Com tamanho reduzido o documento emitir-se-a o RG no formato digital. O mesmo trará uma variedade de mecanismos para comprovação de autenticidade

A mudança que mais chamou atenção é o mecanismo de QR code. Esse mecanismo facilitará o escaneamento pelo cidadão ou por qualquer órgão de controle.

A falsificação de documentos é algo que cresce a cada dia no país. Com documentos falsificados a prática de crimes como roubos, fraudes bancárias e estelionatos se torna crescente a cada dia.

Publicidade

O RG Digital substituirá os demais documentos

Haverá uma substituição dos documentos que serão enumerados na superfície do RG digital. O mesmo terá uma integração com outros registros que já existem de forma virtual por exemplo, o CPF e outros.

Milhares de pessoas ainda tem dúvidas de como baixar ou utilizar o novo RG digital. Porém o mesmo está disponível nas principais lojas de aplicativos, nas versões Android e IOS

Sem que seja necessário a informatização prévia no cartório de registro civil. A nova identidade digital traz a possibilidade de inserção do nome social no mesmo.

Ademais vale a pena relembrar que o antigo formato do RG ainda tem validade em todo país. Pois a substituição do novo formato ocorrerá de forma graduada até o ano de 2032.

Alguns benefícios do no RG

Além da praticidade de uso e o fato da não utilização de papel para confecção do novo documento. O RG digital ainda traz diversas vantagens para os usuários.

Levando em consideração também que o antigo modelo em papel facilitava alguns desconfortos. Desconfortos como perdas, rasuras, sujidades. E também o esquecimento do documento em momentos cruciais.

Ademais, o novo documento meu rg digital traz a solução para a maioria desses problemas. E vários outros benefícios poderão ser usufruídos pelo usuário como os citados abaixo.

Dentre esses benefícios estão: praticidade, desnecessidade de carregar documentos físicos, contribuição e preservação ambiental, redução de custo do Estado, aumento na segurança das transações e muito mais.

Estados que receberão o RG Digital

Na data de lançamento, nem todos os estados emitiam o novo modelo de RG apesar de seus benefícios. Somente seis estados passaram a emitir o app rg digital sendo eles: Rio grande do Sul, Goiás, Minas gerais, Acre Paraná e Piauí

Porém o mês de março deste ano de 2023 foi o último prazo para os demais estados aderirem ao novo modelo. Para isso houve uma grande movimentação de Estados e prefeituras para o cumprimento desse prazo.


A população geral poderá fazer a troca pelo App Identidade Digital até o ano de 2032, pois a versão antiga ainda poderá ser usada até a data pré-definida.


Antes de sair, se este tema foi útil para você, convido-o a retornar sempre que precisar.
Atualizamos nosso conteúdo diariamente para oferecer o melhor aos nossos leitores.

Publicidade

Tópicos