O RG Digital tornou-se realidade no Brasil desde seu lançamento em 2021. Milhares de pessoas já utilizam a versão digital, porém tem aqueles que ainda não conhecem o aplicativo.
O Aplicativo RG digital terá uma unificação de sua numeração. Isso por que da forma descentralizada na qual se encontra tem dificultado e muito a realização dos trabalhos prestados pela polícia militar.
Muitos trabalhos de abordagens de suspeitos, realização de Blitz e outros acabam sendo prejudicados. Isso devido a numeração descentralizada ocorrida em todos os estados nos documentos de RGs.
Enfim, além de agilizar os processos na realização de identificação, com o aplicativo se tem em mãos vários serviços. Um deles é a possibilidade de solicitar segunda via do documento sem a necessidade de sair de casa.
A validação e a emissão do documento digital serão feitas pelo site gov.br. E desde agosto de 2022 a carteira de identidade nacional já se tornou obrigatória em todo o país
A partir do momento da emissão do novo modelo ela terá uma validade. Um dos exemplos dessa validade é o caso das pessoas acima de 60 anos que será de apenas 10 anos.
No entanto, o documento atual ainda tem validade até 2032. Sendo assim não há a necessidade imediata da troca pelo novo modelo pois a transição será de forma graduada.
Para a nova rg digital haverá possibilidade da adição de uma série de documentos com: carteira nacional de habilitação, documento de identidade profissional, carteira nacional de saúde, título de eleitor e outros.