Conheça a tecnologia utilizada nos celulares e sua evolução

Publicidade

Tecnologias utilizadas nos celulares sempre foram alvo de curiosidade desde o seu surgimento. São várias as fases de evolução dessa criação que revolucionou o mundo da informação.

Utilizada por mais de 80% da população mundial, o celular é o principal meio de acesso à internet a nível mundial.

Publicidade

No ano de 1974 o primeiro celular chamado DynaTAC foi apresentado ao mundo. Essa primeira versão utilizava a tecnologia analógica que mais tarde foi denominada 1G.

Essa tecnologia funcionava em modulação por amplitude a mesma utilizada em transmissões de rádio AM.

Tecnologia utilizada nos celulares – A tecnologia 2G

tecnologia utilizada nos celulares
Imagem Canva Pro -Google

No entanto, a tecnologia 1G era muito limitada. Não havia possibilidade nem mesmo de envio de mensagens sms pois não permitia a transmissão de dados.

A qualidade de áudio também tinha suas limitações e o acesso à internet ainda era um recurso indisponível.

Portando já era um grande avanço da tecnologia da telefonia móvel. O mundo já tinha a possibilidade de se comunicar de qualquer lugar do planeta apenas com um aparelho que não necessitava de fios.

Publicidade

Logo na tecnologia 2G ou Segunda Geração, já se teve uma novidade incrível. A telefonia móvel saía do modo analógico e entrava para a comunicação digital.

As possibilidades oferecidas pela tecnologia 3G

Isso foi um grande salto pois com o sinal digital da tecnologia 2G era possível a transmissão de dados inclusive o envio de mensagens SMS.

Com a 2G também era possível a incrementação da novidade identificador de chamadas e chamada em espera muito utilizada até hoje.

Essa tecnologia utilizava modulação digital de amplitude ASK e fase PSK assim era possível a codificação das informações digitais com aperfeiçoamento da transmissão de voz sem interferência.

Lançada no ano de 1991, a tecnologia 2G teve um grande Boom no ano de 2000 quando foi largamente utilizada em vários países.

Publicidade

Tecnologia utilizada nos celulares – A Tecnologia 3G

A princípio, a tecnologia 3G, logo que surgiu no ano de 2000 ainda não substituiu por completo a tecnologia 2G. Essa ainda continuou sendo muito utilizada por muito tempo em alguns lugares do mundo.

Porém a 3G já oferecia vantagens muito superiores a 2G como velocidade de transmissão de dados muito superiores.

Ademais, já era possível acessar a internet móvel e até mesmo realizar chamadas em vídeo.

Isso por que a tecnologia 3G utilizava modulação de espalhamento CDMA o que permitia codificar as informações digitais e também transmitir dados a uma incrível velocidade de 2Mbps

Tecnologias utilizadas nos celulares – O Grande avanço da 3G

O avanço com essa tecnologia 3G foi tão longe que já era possível a criação de serviços como streaming de vídeo ou música.

Lembrando que a tecnologia deu início a recursos como utilização de aplicativos e serviços de geolocalização.

Mesmo com tantos avanços e recursos que superaram a tecnologia 2G, essa tecnologia também mostrava algumas deficiências como limitação de cobertura.

Além disso, em diversas áreas e a demanda por maiores volumes de transmissão de dados. Por esses fatores logo surgiu a tecnologia substituta denominada 4G.

Tecnologias utilizadas nos celulares – Tecnologia 4G

Lançada em 2008, a tecnologia 4G superou em muitos detalhes a tecnologia 3G. Com ela já era possível a realização de transmissão de dados que chegava a incríveis 100 Mbps levando em consideração algumas condições.

A Modulação por Ortogonalidade de frequência OFDM permitia a tecnologia 4G mais eficiência na transmissão de dados.

Com ela também, minimizou-se as interferências existentes nas tecnologias anteriores. As chamadas de voz foram um dos novos recursos permitidos por essa tecnologia assim como maior estabilidade nas conexões.

As áreas rurais beneficiaram pelos recursos da tecnologia 3G pois ela oferecia coberturas bem mais amplas que as anteriores.

Tecnologia utilizada nos celulares – Tecnologia 5G

Lançada em 2019, a tecnologia 5G é a mais recente tecnologia utilizada na telefonia móvel em todo o mundo. Com capacidade simultânea nas transmissões ela tem se demostrado um dos maiores avanços da história.

Para a codificação das informações digitais, a tecnologia 5G utiliza combinações de modulações digitais tais como: Modulação de amplitude e frequência QAM e modulação de fase avançada APSK.

Além disso, a tecnologia 5G teve influência direta em diversas áreas da ciência possibilitando a criação de serviços como automação de carros.

ainda assim, até mesmo a inovação na área da medicina possibilitando a realização de procedimentos cirúrgicos remotamente.

Publicidade