Conheça a tecnologia do GPS e sua evolução

Publicidade

Conheça a tecnologia do GPS – Bem, resumidamente, a tecnologia GPS significa “Global Positioning System” ou “Sistema de Posicionamento Global”.

Em suma, trata-se de uma ferramenta baseada em navegação por satélite, que permite ao receptor (pessoas ou veículos) determinar a sua posição.

Publicidade

Na prática, é possível determinar o posicionamento do seu carro em tempo real. Além disso, há como descobrir os caminhos mais difíceis e garantir toda a comodidade dessa altíssima tecnologia.

Mas para que serve o GPS? Como funciona? Como surgiu? Em síntese, com a ajuda dele você saberá o horário, assim como a sua posição em uma determinada estrada.

Mas como funciona o GPS?

Conheça a tecnologia do GPS
Imagem Pexels – Google

Tão importante quanto saber o que é GPS é saber como ele funciona e para que serve. Como dissemos, com ele há como descobrir localidades e localizar-se em meio ao nada.

Do mesmo modo, o comando militar utiliza o GPS para fins de defesa. Paralelamente, a comunidade científica se beneficia, e muito, com esse posicionamento global que ele permite.

Ou seja, por meio de um relógio com precisão milimétrica, a tecnologia registra com precisão de microssegundos um determinado ponto.

Publicidade

Resumidamente, o GPS foi criado, como dissemos, com fins militares, nos Estados Unidos. Isso ocorreu na década de 60, quando o projeto NAVSTAR teve início –  porém só concluído lá pelos idos de 1995.

Mas para que serve o GPS hoje

Como dissemos, a tecnologia visava levar os norte-americanos a terem vantagens sobre o inimigo. No entanto, hoje você já pode, com ele, simplesmente localizar-se em uma estrada afastada da cidade.

Ou seja, ele deixou esse caráter exclusivamente militar e, de forma gratuita, as pessoas o utilizam como sistema de posicionamento.

Isso significa que você poderá utilizá-lo para simplesmente achar o caminho para uma determinada localidade. Paralelamente, saberá com que velocidade está dirigindo e a direção em que se desloca.

Com a ajuda de um sistema de mapas, o GPS também lhe permite encontrar um bairro com certa facilidade. Do mesmo modo, como dissemos, você poderá localizar uma rua, bairro, logradouro etc…

Publicidade

Ano de lançamento em automóveis

Resumidamente, foi a partir de 2008, nos automóveis Fiat Linea, que o GPS passou a integrar os veículos de forma efetiva.

Em um carro nacional você hoje terá a comodidade de utilizar um sistema de posicionamento global dos mais populares do mundo.

Sem contar o universo da aeronáutica, marinha, extração de petróleo e até mesmo o alpinismo, que em muito se beneficiam dessa tecnologia.

No entanto, a coisa não fica só nisso! A partir do surgimento da tecnologia “Waze”, você hoje pode utilizar o GPS de várias maneiras.

Conheça a tecnologia do GPS – Abrangência dos GPS

Em suma, ele adiciona funcionalidades, como um ar-condicionado e até torna o seu automóvel mais seguro nas grandes cidades.

Do mesmo modo, tão importante que saber para que serve o GPS é saber que ele é hoje um parceiro inseparável de motoristas de aplicativos.

É com a ajuda dele que até mesmo os menos experientes conseguem orientar-se nos trânsitos caóticos das grandes cidades.

De fato, com a ajuda dele, eles conseguem fazer um bom trabalho. E o fazem em meio a essa típica luta pela sobrevivência em um mercado dos mais acirrados da atualidade.

Conheça a tecnologia do GPS – O GPS e os seus recursos

Como dissemos, a tecnologia GPS ultrapassou, e muito, a simples condição de um sistema militar ou para posicionamento global.

Com efeito, hoje eles melhoram a iluminação dos automóveis e fazem isso adaptando-os aos faróis, que já sabem, por exemplo, quando, de antemão, haverá uma curva.

Do mesmo modo, também importa saber o que é GPS em razão das suas mais novas funcionalidades. Ou seja, o sistema agora, não só mostra os caminhos como também avisa se você está prestes a uma descida.

Paralelamente, o GPS acaba de ser integrado ao câmbio. Isso quer dizer que agora os motoristas de caminhões mantêm sempre a rotação ideal do motor, o que, entre outras coisas, significa economia com reabastecimento.

Importância dos GPS nos automóveis

De igual maneira, eles tornam o veículo mais estável nas curvas e descidas, já que o GPS permite fazer inúmeras previsões. Na prática, eles permitem, inclusive, saber, de antemão, o tamanho das estradas e as suas referidas inclinações, o que, entre outras coisas, diminui as sobrecargas nos freios.

Em suma, trata-se de uma tecnologia cheia de especificidades, que integra-se aos ar-condicionados, sistemas de câmeras e até mesmo aos vidros dos automóveis.

Ademais, levanta a dianteira de alguns modelos, auxilia aos que preferem andar mais rápido e ainda, por tabela, possui um sistema que limita a velocidade para maior segurança.

Gostou desse artigo? Deixe a resposta na forma de um comentário. E saiba que é através deles que conseguimos produzir novos e melhores conteúdos sobre esses e outros assuntos.

Publicidade