Conheça a tecnologia do GPS – Bem, resumidamente, a tecnologia GPS significa “Global Positioning System” ou “Sistema de Posicionamento Global”.
Em suma, trata-se de uma ferramenta baseada em navegação por satélite, que permite ao receptor (pessoas ou veículos) determinar a sua posição.
Na prática, é possível determinar o posicionamento do seu carro em tempo real. Além disso, há como descobrir os caminhos mais difíceis e garantir toda a comodidade dessa altíssima tecnologia.
Mas para que serve o GPS? Como funciona? Como surgiu? Em síntese, com a ajuda dele você saberá o horário, assim como a sua posição em uma determinada estrada.
Tão importante quanto saber o que é GPS é saber como ele funciona e para que serve. Como dissemos, com ele há como descobrir localidades e localizar-se em meio ao nada.
Do mesmo modo, o comando militar utiliza o GPS para fins de defesa. Paralelamente, a comunidade científica se beneficia, e muito, com esse posicionamento global que ele permite.
Ou seja, por meio de um relógio com precisão milimétrica, a tecnologia registra com precisão de microssegundos um determinado ponto.
Resumidamente, o GPS foi criado, como dissemos, com fins militares, nos Estados Unidos. Isso ocorreu na década de 60, quando o projeto NAVSTAR teve início – porém só concluído lá pelos idos de 1995.
Como dissemos, a tecnologia visava levar os norte-americanos a terem vantagens sobre o inimigo. No entanto, hoje você já pode, com ele, simplesmente localizar-se em uma estrada afastada da cidade.
Ou seja, ele deixou esse caráter exclusivamente militar e, de forma gratuita, as pessoas o utilizam como sistema de posicionamento.
Isso significa que você poderá utilizá-lo para simplesmente achar o caminho para uma determinada localidade. Paralelamente, saberá com que velocidade está dirigindo e a direção em que se desloca.
Com a ajuda de um sistema de mapas, o GPS também lhe permite encontrar um bairro com certa facilidade. Do mesmo modo, como dissemos, você poderá localizar uma rua, bairro, logradouro etc…
Resumidamente, foi a partir de 2008, nos automóveis Fiat Linea, que o GPS passou a integrar os veículos de forma efetiva.
Em um carro nacional você hoje terá a comodidade de utilizar um sistema de posicionamento global dos mais populares do mundo.
Sem contar o universo da aeronáutica, marinha, extração de petróleo e até mesmo o alpinismo, que em muito se beneficiam dessa tecnologia.
No entanto, a coisa não fica só nisso! A partir do surgimento da tecnologia “Waze”, você hoje pode utilizar o GPS de várias maneiras.
Em suma, ele adiciona funcionalidades, como um ar-condicionado e até torna o seu automóvel mais seguro nas grandes cidades.
Do mesmo modo, tão importante que saber para que serve o GPS é saber que ele é hoje um parceiro inseparável de motoristas de aplicativos.
É com a ajuda dele que até mesmo os menos experientes conseguem orientar-se nos trânsitos caóticos das grandes cidades.
De fato, com a ajuda dele, eles conseguem fazer um bom trabalho. E o fazem em meio a essa típica luta pela sobrevivência em um mercado dos mais acirrados da atualidade.
Como dissemos, a tecnologia GPS ultrapassou, e muito, a simples condição de um sistema militar ou para posicionamento global.
Com efeito, hoje eles melhoram a iluminação dos automóveis e fazem isso adaptando-os aos faróis, que já sabem, por exemplo, quando, de antemão, haverá uma curva.
Do mesmo modo, também importa saber o que é GPS em razão das suas mais novas funcionalidades. Ou seja, o sistema agora, não só mostra os caminhos como também avisa se você está prestes a uma descida.
Paralelamente, o GPS acaba de ser integrado ao câmbio. Isso quer dizer que agora os motoristas de caminhões mantêm sempre a rotação ideal do motor, o que, entre outras coisas, significa economia com reabastecimento.
De igual maneira, eles tornam o veículo mais estável nas curvas e descidas, já que o GPS permite fazer inúmeras previsões. Na prática, eles permitem, inclusive, saber, de antemão, o tamanho das estradas e as suas referidas inclinações, o que, entre outras coisas, diminui as sobrecargas nos freios.
Em suma, trata-se de uma tecnologia cheia de especificidades, que integra-se aos ar-condicionados, sistemas de câmeras e até mesmo aos vidros dos automóveis.
Ademais, levanta a dianteira de alguns modelos, auxilia aos que preferem andar mais rápido e ainda, por tabela, possui um sistema que limita a velocidade para maior segurança.
Gostou desse artigo? Deixe a resposta na forma de um comentário. E saiba que é através deles que conseguimos produzir novos e melhores conteúdos sobre esses e outros assuntos.