5 Passos para ter Autodisciplina

Publicidade

Primeiramente quero parabenizar por estar aqui e pedir para que deixe seu feedback ao final de sua leitura.

5 Passos para ter Autodisciplina – Uma das características mais importantes para o Desenvolvimento Pessoal é a AUTODISCIPLINA, que é a nossa capacidade de fazer todas as coisas que precisamos fazer.

E lembrando que é somente no último nível que deixamos de ser escravos do nosso próprio corpo e passamos a ser o dono de todas as nossas escolhas. …

Publicidade

Imagine aquele trabalhador que deixa de trabalhar sempre que o seu chefe não está olhando. Que quando chega o horário dele sair, ele vai embora independentemente se deixou ou não algo importante por fazer.

Ou imagine o estudante que só estuda na última hora. Ou a pessoa que só faz as coisas se tiver alguém gritando em seus ouvidos.

Esse é o primeiro nível: Para seguir os 5-passos-para-ter-autodisciplina, VOCÊ PRECISA DE UM CHEFE.

5 Passos para ter Autodisciplina
Imagem Canva Pro – Google

De uma figura de autoridade, que te force, psicologicamente falando, a fazer o que precisa ser feito. Se você ainda está nesse nível, não se desespere. 

Saiba primeiro que você não está sozinho, e que, segundo, é possível sair disso indo para os próximos níveis. Agora, o segundo nível é sobre alinhar seus objetivos com os de outras pessoas.

Ao invés de precisar de uma figura de autoridade para que você faça o que precisa ser feito, você agora necessita estar em um grupo de apoio.

Publicidade

No trabalho, você é muito dependente do ambiente: se as pessoas ao seu redor são TRABALHADORAS E ESFORÇADAS, você não fica pra trás.

A competitividade

Se elas são DESLEIXADAS E FOLGADAS, você também não fica pra trás. Essa é uma característica do ser humano.

Nos estudos, algo semelhante acontece: com o grupo certo, você vai bem. Com o grupo errado, desanda. Fazer parte de uma equipe pode aumentar a sua motivação, pois você não quer deixar seus companheiros na mão.

Esse é o nível no qual as pessoas fazem esportes em grupo: pode ser a turma do futebol, a turma do vôlei, e também a do crossfit!

Outro ponto positivo de praticar esportes em grupo é que você pode aprender com os outros. Se alguém tem uma técnica melhor do que a sua, você pode observar e tentar aplicar na sua jogada. A

Publicidade

Esse nível já é superior ao primeiro: Você não precisa de alguém MANDANDO você fazer algo. 

Nesse nível você precisa SE APOIAR em alguém. VOCÊ PRECISA DE UMA EQUIPE, de um grupo que te direcione para um objetivo em comum.

… Agora, no terceiro nível você não precisa mais de um grupo te direcionando, mas você ainda precisa de pelo menos uma pessoa que faça esse 

papel. Ele não pode ser um colega, já que não tem autoridade sobre você, e também não precisa de um chefe, que mande em você. Aqui VOCÊ PRECISA DE UM PROFESSOR. Alguém que te dê direção e ensinamento.

Com os professores certos, você sai muito bem na escola. Esse é o nível onde você já fica muito feliz em estar em uma academia com um instrutor te ajudando.

… Nesse nível, não precisamos mais de chefe, nem de equipe e nem de um instrutor.

Dos 5 Passos para ter Autodisciplina, esse é nível consiste em introduzir um parceiro de prestação de contas. Esse parceiro precisa ser alguém que goste de você.

Que se preocupe com seus objetivos e com seu progresso, e que vai se esforçar para ter certeza que você está fazendo o que você disse que iria fazer.

Muita gente não entende muito bem esse nível, e aí saem contando seus objetivos para todos os seus amigos e familiares, pensando que isso a ajudará de alguma forma. Porém, isso é totalmente contraproducente.

Ao contar seus objetivos para várias pessoas, seu cérebro sente que já fez algo, mesmo que nada ainda tenha sido feito. Assim, essas pessoas que falam sobre seus objetivos tendem a praticar menos e a desistir.

Aqui VOCÊ PRECISA DE UM COLEGA. Precisa de um parceiro para dividir a responsabilidade. …

Agora, o último e mais importante nível é esse onde realmente chegamos na AUTODISCIPLINA: somos nós mesmos que nos responsabilizamos pelos nossos atos.

Preciso estudar, mas não estou tendo concentração porque estou olhando o celular a todo momento. Então ou o irei colocar em um lugar longe de mim, ou irei desliga-lo.

Estudarei mesmo assim, pois o que importa é o conhecimento, não a nota. Preciso fazer uma etapa importante do trabalho, mas sei que ninguém vai me cobrar por causa disso.

Farei mesmo assim, pois sei da importância desse trabalho feito. Nesse nível você precisa somente de si mesmo para fazer as coisas, então você consegue fazer seus esportes mesmo sozinho.

Aqui VOCÊ SÓ PRECISA DE SI MESMO, você tem AUTORRESPONSABILIDADE.

Batalhe todos os dias da sua vida para chegar nesse nível de Disciplina: uma vez estando nesse nível, inúmeras possibilidades serão abertas, já que você se torna o senhor das suas atitudes. …

E esses são 5 Passos para ter Autodisciplina. E lembre-se sempre: Prestar contas aos outros é SER RESPONSÁVEL.

Prestar contas a si mesmo MUDA A SUA VIDA! Lembre-se que a autodisciplina é uma habilidade que pode ser desenvolvida e aprimorada ao longo do tempo.

Não se preocupe em ser perfeito desde o início, mas sim em progredir gradualmente em direção aos seus objetivos. Com o tempo, você perceberá que a autodisciplina é uma ferramenta poderosa

Publicidade