Dicas para realizar atualização no CaDúnico

Publicidade

Atualização no CaDúnico – Muitas famílias no Brasil recebem benefícios de programas do governo federal. Benefícios como bolsa família, vale gás e outros têm feito grande diferença na vida de muitos brasileiros.

Porém, centenas de cadastrados surpreendem-se pelo bloqueio de seus cadastros. Isso deve-se à falta de atualização do cadastro único que deverá ser feito de ano em ano.

Publicidade

Essa desatualização ocorre na maioria das vezes por falta de informação dos cadastrados. No ato do cadastro para receber qualquer benefício se precisa previamente estar cadastrado no cadúnico

Enfim, por meio do cadastro único, o governo federal mantém dados atualizados sobre famílias em situação de vulnerabilidade social. Veja abaixo todas as informações necessárias sobre a atualização do canônico

É indispensável estar com o CaDunico atualizado.

Atualização no CaDúnico
Imagem Canva Pro – Google

Qualquer benefício do Governo Federal fica condicionado ao cadastro único. Para se cadastrar e permanecer cadastrado em um programa social atualização se faz necessário.

É crescente o número de famílias que perdem seus benefícios. Muitas vezes por esquecimento ou até mesmo por falta de informação, as famílias cadastradas acabam esquecendo-se de realizar a atualização dos seus cadastros.

Tão importante como receber o benefício é estar atento à questão da Atualização no CaDúnico. Tendo em vista que cadastro desatualizado correrá o risco de.

Publicidade

O recadastramento no cadúnico ocorre de ano e ano. O cidadão cadastrado poderá procurar o CRAS de sua cidade onde receberá todas as informações necessárias sobre o seu cadastro.

Depois de cancelado o benefício

Ao deixar de realizar a Atualização no CaDúnico a família receberá um aviso. Ou seja, mesmo com cadastro desatualizado o benefício não será cancelado imediatamente pelo sistema.

Sendo assim, comunica-se o beneficiário sobre a necessidade da atualização. Caso não ocorra a atualização o beneficiário terá o seu benefício suspenso. Porém, nessa fase ainda poderá ser recuperado.

Não ocorrendo a atualização o cadastro ficará suspenso por tempo determinado. Depois desse prazo o bloqueia-se o cadastro, depois desse bloqueio o cidadão terá que procurar o CRAS.

Enfim, depois de suspenso, caso o cidadão não realize a atualização o benefício ocorrerá o cancelado. Nessa fase o beneficiário não receberá mais o auxílio e para tê-lo de volta deverá refazer o processo de solicitação e esperar novo prazo de aprovação.

Publicidade

Como realizar a atualização cadastral

Todos que precisam dessa atualização devem procurar o CRAS de sua área, mas isso deve realizar-se até o dia 14 de outubro. Caso contrário, o pagamento do benefício interromper-se-á

Saber em qual unidade do CRAS você deve renovar o CadÚnico é fácil: basta voltar à unidade onde você solicitou o benefício pela primeira vez, lembrando que geralmente não é necessário agendamento.

Vale ressaltar, de fato, que quem atualiza os dados do Auxílio Brasil atualiza também atualiza o Cadastro Único, de uso do governo federal para conceder diversos benefícios sociais, como tarifas sociais de luz e água.

Para manter o Cadastro Único atualizado, o beneficiário do Auxílio Brasil deverá apresentar ao seu CRAS os documentos pessoais.

Documentação necessária para a atualização

Para a realização da atualização no cadastro único o cidadão deverá procurar o CRAS de sua cidade. Para isso deverá levar toda a documentação necessária para que seja possível a atualização.

Os documentos necessários são os listados a seguir:  Título de eleitor ou fundo de previdência para oficial de bem-estar, Documentos escolhidos pelos responsáveis ​​para cada membro da família.


Se a mãe solicitar o Auxílio Brasil para uma família composta por ela, seus dois filhos e o marido, ela deverá apresentar o título de eleitor ou o CPF, juntamente com quaisquer outros documentos, como certidão de nascimento.

Em geral, a renovação cadastral do Auxílio Brasil faz-se na hora e o beneficiário já pode receber o produto com tranquilidade.

Dicas para a realização da atualização

Obviamente nenhuma família irá querer perder seus benefícios. Tão pouco essa é a intenção dos Programas já que os mesmos têm como intuito atender o maior número possível de famílias necessitadas.

No entanto, para um controle e organização na distribuição dos benefícios exige-se a atualização. E como saber se está tudo correto com o cadastro e se o mesmo está atualizado?

Na verdade, todos os beneficiários devem renovar o CRAS até a data especificada no ato do cadastro. No entanto, você pode usar o aplicativo Cadastro Único para verificar a situação de todos os benefícios que recebe, inclusive o Auxílio Brasil.

Para isso, basta o cidadão baixar o aplicativo na loja oficial e fazer o login com os dados do beneficiário. Vale a pena acompanhar esse requerimento porque se o Ministério do Desenvolvimento Social precisar enviar alguma orientação ou alterar o cronograma, isso far-se-a por lá.

Publicidade