CNH Social – Carteira de Habilitação Gratuita

Publicidade

CNH Social – Todo jovem sonha em ter sua carteira de habilitação um dia. Porém milhares desses jovens não possuem condições financeiras para adquirir a própria CNH.

Muitas famílias em várias partes do país vivem em condições de baixa renda. E por esse motivo, investir em uma Habilitação para dirigir veículos automotores sempre acaba ficando para último plano.

Publicidade

Uma solução para esse problema é o programa de CNH Social. Surgiu com uma iniciativa do SEST (Serviço Social do Transporte) e o SENAT (Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte)

Através desse projeto, jovens que ainda não possuem uma CNH poderão adquirir sua primeira Habilitação gratuita. Para inscrever-se no programa basta estar atento às inscrições que realizar-se-ão anualmente.

Renovação ou troca de Categoria

CNH Social
Imagem Canva Pro – Google

Mesmo sem condições financeiras, muitos jovens, com dedicação acabam conseguindo a primeira CNH. Porém no momento de renovação ou troca de categoria esbarram em mais uma dificuldade.

O Programa CNH Social também atenderá essa necessidade em todo o país. Ou seja, quem pretende trocar de categoria poderá recorrer ao programa e poderá se beneficiar em caso de troca pelas categorias C, D e E.

O Programa CNH Social, tem como maior objetivo a democratização. Ou seja, o direito de qualquer pessoa poder possuir um Carteira Nacional de Habilitação será garantido através do programa.

Publicidade

Além disso, possuir uma CNH já não é mais sinônimo de capricho. O documento tornou-se uma necessidade na vida de muitas pessoas pois, estando habilitado muitos conseguem trabalhar como motorista em diversas áreas.

CNH Social – Ano de criação e outros detalhes

O Programa CNH Social foi criado no ano de 2014. O lançamento e criação teve a participação do Serviço Nacional de Trânsito e o Serviço Social do Trânsito, juntamente com os governos de Estado.

O Programa inclui todas as etapas para a primeira Habilitação. Inclusive a realização de todos os exames como: aulas práticas, provas, exames psicológicos e de aptidão física.

Novidade para os candidatos que por ventura não conseguiram ser aprovados na primeira tentativa. No programa essas pessoas poderão fazer o reteste. Cada Estado determinará a quantidade de reteste.

Criou-se o Programa CNH Social por meio de uma Lei estadual. Sendo assim todos os municípios do Estado incluir-se-ão dentro do programa. O Programa funciona de forma periódica conforme disponibilização de orçamento.

Publicidade

Requisitos para participar do Programa

Primeiramente precisa ter 18 anos completos. Cada Estado definirá suas próprias regras seguindo os parâmetros gerais do programa. Levando em consideração principalmente que, o intuito do programa é atender pessoas de baixa renda.

Ademais, para solicitar a CNH Social os candidatos terão que cumprir os seguintes critérios: Ter estudado em escola pública no ensino médio, não ter, no ultimo ano praticado infração de trânsito gravíssima ou média tão pouco ser reincidente.

 Além do critério de ter que estar inscrito em algum Programa Social, existem outros. Um deles é ter realizado o Enem no ano precedente ao da inscrição do Programa CNH Social.

O motivo do critério acima é o seguinte: A Participação e nota do ENEM servirá para selecionar os participantes do Programa CNH Social. Sendo assim, exigir-se-á documentação que comprove o desempenho do candidato.

Como e onde fazer a inscrição no Programa

Além de poder realizar-se através do Serviço Social de Transporte ou pelo Serviço de Aprendizagem do transporte. A Inscrição no CNH Digital poderá realizar-se através do DETRAN de cada Estado.

Ao procurar um desses departamentos é indispensável o porte dos documentos a seguir. Lembrando que a não apresentação desses documentos a inscrição não poderá ser efetuada.

Os documentos necessários para a inscrição: Comprovante que comprove baixa renda, comprovante de residência, identidade, histórico escolar, se for o caso, CPF, Número de inscrição de programas sociais.

As vagas de preenchimento das vagas do programa CNH Digital poderão variar em cada Estado. A coordenação do Programa realizará um processo de avaliação individual de cada participante.

Importância de Possuir uma CNH

Possuir uma Carteira de Habilitação é o atestado de aptidão para poder dirigir um veículo. Os seguintes motivos são os mais relevantes para possuir uma Carteira Nacional de Habilitação.

Primeiramente vem a questão da Legalidade: Dirigir sem a CNH é infração de trânsito e em casos mais graves pode resultar em multa, apreensão do veículo ou até prisão.

Em segundo lugar vem a questão do emprego: Em muitas profissões, ter uma CNH é um requisito básico. Por exemplo, motoristas de ônibus, caminhões, táxis e entregadores precisam da CNH para exercer suas funções.

Por último e claro, ainda existem outros, vem a mobilidade: Possuir uma CNH permite que você se desloque com mais facilidade e independência sem precisar depender de transporte público ou outros para chegar onde você está.

Publicidade

Tópicos